Questões de Concurso Público IF Baiano 2017 para Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais

Foram encontradas 5 questões

Q1631230 Libras

Associe as colunas, relacionando as filosofias educacionais a seus conceitos.


Filosofias educacionais


1- Oralismo

2- Comunicação total

3- Bilinguismo

4- Bimodalismo

5- Ouvintismo


Conceitos


( ) Refere-se a um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte.

( ) Defende que os surdos tenham acesso à linguagem oral por meio da leitura orofacial, dos sinais e de qualquer outro meio de comunicação.

( ) Refere-se à exposição ou ao uso de uma língua produzida em duas modalidades, a oral e a gestual.

( ) Refere-se ao ensino de duas línguas para os surdos, sendo que a língua que dá o arcabouço para o aprendizado da segunda língua (a majoritária) é a Língua de Sinais.

( ) Defende que a comunicação com e pelos surdos se dê exclusivamente pela oralidade, sendo gestos e sinais proibidos.
A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q1631231 Libras
De acordo com o que se estabelece acerca das orientações educacionais para as pessoas surdas, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) O bilinguismo busca atender as especificidades linguísticas, culturais, sociais e educacionais do surdo. ( ) A comunicação total dificulta ganhos nas esferas linguística e cognitiva na modalidade oral. ( ) O oralismo possui um propósito terapêutico, buscando tratar e reduzir a diferença através de inúmeras terapias, assumindo a concepção do surdo como um paciente a ser recuperado. ( ) A comunicação total apresenta a associação de vários recursos visando à comunicação. ( ) O bilinguismo possui como meta oferecer possibilidades para o desenvolvimento nas áreas emocional, social e cognitiva, onde a comunicação acontece através das línguas de sinais. ( ) O bilinguismo assume a Língua de Sinais como primeira língua.
Com relação às afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Q1631232 Libras
O Decreto 5.626/05 regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Nos próximos dez anos, a partir da publicação do Decreto, a formação do tradutor/intérprete de Libras/Língua Portuguesa, em nível médio, NÃO deve ser realizada por meio de curso
Alternativas
Q1631240 Libras
Qual afirmação indica uma realidade e não um mito sobre as Línguas de Sinais?
Alternativas
Q1631241 Libras
Associe as colunas, relacionando as concepções de surdez, que respondem por diferentes pontos de vista em relação ao sujeito surdo, aos seus conceitos.
Concepções
1- Clínico-terapêutica 2- Socioantropológica

Conceitos

( ) A surdez é vista como patologia, como deficiência, e o surdo como deficiente. ( ) A surdez não é concebida como uma deficiência que impõe inúmeras restrições ao aluno, mas como uma diferença na forma como o indivíduo terá acesso às informações no mundo. ( ) A surdez deve ser tratada e o sujeito necessita colocar aparelhos de amplificação sonora individual, fazendo cirurgia e submetendo-se a treinanento auditivo intensivo. ( ) A linguagem oral é vista como imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, emocional e linguístico do surdo. ( ) A Língua de Sinais anula a deficiência linguística, consequência da surdez, e permite que os surdos se constituam membros de uma comunidade linguística minoritária diferente, não sendo vistos como um desvio da normalidade. ( ) A educação se converte em reparadora e corretiva e o objetivo do currículo escolar passa a proporcionar ao sujeito o que lhe falta. ( ) O surdo, nessa concepção, é considerado membro de uma comunidade minoritária, com direito à língua e à cultura próprias.
A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: E
5: B