Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2016 para Docente - Arquitetura e Urbanismo/Projeto

Foram encontradas 2 questões

Q741096 Arquitetura
“(...) a noção de monumento compreende não só a criação arquitetônica isolada; mas também a moldura em que ela está inserida. O monumento é inseparável do meio onde se encontra situado e, bem assim, da história da qual é testemunho. Reconhece-se, consequentemente, um valor monumental tantos aos grandes conjuntos arquitetônicos quanto às obras modestas que adquiriram, no decorrer do tempo, significação cultural e humana.” (Carta de Veneza de 25 a 31 de maio de 1964, Itália).
Segundo Françoise Choay (2006), o conceito de monumento evoluiu com o passar do tempo. Segundo a autora
I- até a década de 1960, eram considerados monumentos históricos uma pequena porção de tipos de construção: os remanescentes da Antiguidade Clássica, edifícios religiosos da Idade Média e castelos. II- os monumentos históricos envolvem a relação que a sociedade estabelece com seus traços culturais e passam a compor o domínio patrimonial, a partir de 1837, quando é criada a Comissão dos Monumentos Históricos na França. III- a inflação patrimonial tem, entre seus aspectos negativos, o alto custo de manutenção, inadequação das edificações às necessidades da sociedade contemporânea e a paralização do desenvolvimento do espaço urbano. IV- nas últimas décadas do século XX, passam a integrar o domínio patrimonial todas as formas de construir, sejam eruditas sejam populares, urbanas ou rurais.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q741098 Arquitetura
Françoise Choay (2006) destaca práticas realizadas pela indústria patrimonial em todo o mundo, destinadas a valorizar o monumento histórico e a transformá-lo em produto econômico. NÃO pode ser considerado como um efeito nocivo desta prática:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A