Questões de Concurso Público TRT - 17ª Região (ES) 2022 para Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

Foram encontradas 35 questões

Q2108181 Arquitetura
O geógrafo Milton Santos (1926-2001) é autor de vasta e importante obra na qual sempre abordou questões pertinentes à cidade e ao subdesenvolvimento. Um de seus conceitos mais utilizados em reflexões sobre arquitetura e urbanismo contemporâneos refere-se a algo cuja formação é feita “por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como quadro único no qual a história se dá”. Esse conceito denomina-se
Alternativas
Q2108182 Arquitetura
O período compreendido entre o Quattrocento e o século XVII assistiu à introdução gradativa de um elemento na sintaxe arquitetônica. Esse elemento foi aos poucos se libertando da tarefa de inserir-se proporcionalmente no intercolúnio, ao mesmo tempo em que renovava e ampliava o repertório clássico, ao constituir um campo específico de significação. Com o processo de renovação da linguagem arquitetônica, cujo objetivo era a conquista da autonomia e independência das partes, esse elemento passa a ter especificidade isolável, o que concorrerá para um papel definitivo na linguagem da arquitetura. Em síntese histórica, pode-se dizer que é uma invenção moderna. Contém a representação do tempo-espaço contínuo, infinito e homogêneo, mensurado, ordenado, idealizado, imaginável, onde se projeta o desejo de ordem para a cidade, onde os objetos e os vazios ocupam lugares definidos. Esse elemento denomina-se
Alternativas
Q2108183 Arquitetura
“Ensino do desenho” (1948), de Lúcio Costa, é um texto abrangente e minucioso, em favor da importância seminal do desenho para a consolidação da nação e da cidadania. Dos conceitos que o texto aborda, sempre em referência à composição plástica, “a equivalência ou o equilíbrio de duas relações” denomina-se
Alternativas
Q2108184 Arquitetura
Em seu polêmico texto “Por uma cidade contemporânea” (1989), Rem Koolhaas desenvolve uma “alternativa paramoderna” para o urbanismo. Parte importante de sua crítica está na ideia de que, embora a “pureza” (por exemplo, a delimitação exata ou definição do objeto autônomo) pudesse ter sido desejável nos edifícios modernos, ela provocou problemas de desorientação na escala da cidade.
Considere as seguintes reflexões e ideias desse texto:
I. A tectônica e o detalhe significativo constituem uma crítica tanto às fórmulas convencionais do modernismo ortodoxo como à superficialidade do historicismo pós-moderno. A construção, como processo de “formação”, desenvolve-se às vezes como uma narrativa material. Deixar a estrutura à mostra, que uma parte da arquitetura moderna e pós-moderna associa à autenticidade, coincide com o “desvelamento” do ato poético.
II. A origem do significado em arquitetura está situado na construção, especialmente nas “junções e formas reais” entre materiais e espaços. A junção − o detalhe original − é a geradora da construção e, portanto, do sentido. O detalhe tectônico é, portanto, o lócus da inovação e da invenção. A arquitetura pode ser definida como o resultado do projeto de detalhes, e de sua resolução e substituição.
III. É extraordinária a incongruência entre a perfeição e a instantânea completude dos projetos arquitetônicos modernistas e a inflexível simplicidade, quase infantil, dos desenhos urbanos, imaginados como se a complexidade da vida urbana pudesse ser prontamente conciliada na liberdade oferecida pela planta livre, ou como se toda experiência de fragmentação e tudo o que representou para a perspectiva pudesse ocorrer sem perturbar o território da cidade.
IV. Dois motivos concorrem para fazer dos espaços urbanos vazios uma linha importante de combate para as pessoas que se preocupam com a cidade. O primeiro: é bem mais fácil controlar o espaço vazio do que jogar com volumes cheios e formas aglomeradas que se tornaram incontroláveis. O segundo: vazio, paisagem, espaço − se quisermos usá-los como meio, incluindo-os num projeto − podem tornar-se um campo de batalha e obter apoio genérico de quase todo mundo.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2108185 Arquitetura
Estrutura é um conceito básico da arquitetura – tanto no sentido material de suporte construtivo quanto no sentido conceitual de lei formal básica – que pertence ao amplo campo da filosofia e do pensamento científico, especialmente o matemático.
Considere as seguintes características deste conceito:
I. Uma das aplicações do conceito de estrutura é o gestaltismo ou psicologia da estrutura e da forma.
II. O estruturalismo da segunda metade do séc. XX baseou-se na busca das leis profundas que existem debaixo das aparências superficiais da linguagem, da sociedade e da arte.
III. Um jogo de relações se estabelece entre a estrutura construtiva e o sistema compositivo: por exemplo, como conflui nas fachadas a contradição entre a desejada isotropia dos edifícios e a anisotropia das estruturas porticadas.
IV. Existe uma relação entre estrutura e sociedade: por exemplo, há projetos em que um monumental espaço linear único obedece a uma época baseada em uma visão unitária do mundo; e há outros que assinalam um percurso até uma sociedade contemporânea fragmentada e diversificada que reconhece que a cada pessoa e atividade se deve oferecer um lugar específico.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: E