Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Rio Preto - SP 2019 para Analista em Vigilância Sanitária - Engenheiro de Alimentos

Foram encontradas 4 questões

Q1257900 Engenharia Química e Química Industrial
A indústria de alimentos tem como um dos seus principais objetivos estender a vida útil de matérias-primas e produtos acabados. Para tanto, há diversas tecnologias disponíveis, tais como:


I. pasteurização/esterilização; II. refrigeração; III. secagem; IV. fermentação; V. liofilização; VI. congelamento; VII. utilização de alta-pressão; VIII. salga e defumação, entre outras.

As tecnologias que utilizam a alteração da atividade de água são APENAS:
Alternativas
Q1257901 Engenharia Química e Química Industrial
O objetivo dos processos de limpeza e sanitização é reduzir a quantidade de resíduos orgânicos e, algumas vezes, inorgânicos também, de uma superfície que processa alimentos. Considere a sequência abaixo.

1º pré-lavagem; 2º aplicação de detergente alcalino; 3º enxágue com água potável; 4º aplicação de detergente ácido; 5º enxágue com água potável; 6º aplicação de um sanificante à base de ácido hipocloroso; 7º enxágue com água potável.


Para um processo de higienização pela técnica Clean in Place (CIP) de um trocador de calor de placas utilizado para a esterilização de leite, é correto afirmar:
Alternativas
Q1257902 Engenharia Química e Química Industrial

Na microbiologia de alimentos alguns fatores que permitem o crescimento de bactérias, bolores ou de leveduras são classificados como extrínsecos ou intrínsecos. Considere os fatores abaixo.



I. Temperatura de armazenamento.

II. pH

III. Atividade de água.

IV. Potencial de oxirredução.

V. Umidade relativa do ambiente.

VI. Utilização de atmosfera modificada na embalagem.



Eles são classificados como fatores

Alternativas
Q1257909 Engenharia Química e Química Industrial
Segundo o Inventário de árvores e estimativa de safra de laranja do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo mineiro/sudoeste mineiro, a região de São José do Rio Preto tem aproximadamente 10,2 × 106 de árvores produtivas de laranja ocupando uma área de 42.116 hectares e apresentou um crescimento no número de árvores de 6,65%. Desta forma, a região de São José do Rio Preto ocupa uma posição de destaque na produção deste insumo para a indústria de alimentos.
Muito provavelmente, essas laranjas produzidas na região de São José do Rio Preto auxiliaram o Brasil a bater o recorde de exportação de suco concentrado de laranja em 2018, como noticiado pela Folha de São Paulo:

Imagem associada para resolução da questão O processamento da laranja para obter o suco concentrado passa por diversas etapas, como indicado no diagrama de blocos, bastante simplificado, apresentado a seguir:
Imagem associada para resolução da questão Observa-se que, entre as etapas de extração e concentração, há a pasteurização do suco. Esta etapa além de reduzir a população de microrganismos, tem por finalidade realizar a inativação enzimática e, assim, garantir a estabilidade do suco, garantindo as propriedades organolépticas. Entende-se por garantir a estabilidade de suco:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C