Questões de Concurso Público SEC-BA 2018 para Professor Padrão P - Educação Física

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Q1078342 Educação Física
Em uma sociedade cada vez mais industrializada e competitiva, a exigência da Educação Física incluída no sistema educacional, não podia mais ser objetivada apenas como prevenção e correção das deformações físicas; ela deveria se preocupar também com a especialização e o rendimento, ou seja, ensinar como produzir com maior velocidade, em um menor tempo, com gasto mínimo de energias. Novas sensibilidades que, se não são manifestas corporalmente por meio de um significativo aumento da eficiência, pelo menos são projetadas para serem gravadas nas consciências de quem passa pelo processo de escolarização.
(SCHNEIDER, Omar; LOCATELLI, Andrea Brandão. Educação Física, educação e escolarização. Vitória: UFES-NEAD, 2013)
O fragmento acima é uma clara alusão ao contexto em que
Alternativas
Q1078343 Educação Física
Considere os fragmentos de texto abaixo.
Como o de costume, na reunião com os familiares, me apresentei e expliquei um pouco sobre o trabalho que realizaríamos nas aulas de educação física durante aquele semestre. Ao terminar a minha apresentação logo uma mãe levantou a mão e perguntou: “Não vai ter esse negócio de funk aqui na escola, não é professora?” E eu respondi que o ritmo funk é uma forma de expressão de um grupo social que merece ser abordado na escola sim, e ainda afirmei que existe um grupo que constrói essa manifestação da cultura corporal que ajuda a compor a diversidade cultural brasileira. Dessa forma, a inclusão das possibilidades de dançar o funk acrescentaria aos nossos estudos a possibilidade de conhecimento da diversidade cultural brasileira. Como o objetivo do trabalho não era aprofundar o estudo sobre o funk, expliquei um pouco aos pais sobre as diferenças existentes dentro desse ritmo, e que nós estudaríamos naquele momento seria uma vertente chama Funk Comedi, no qual as letras das músicas são apenas brincadeiras e que não trazem palavrões, apelo sexual ou referência ao tráfico ou uso de drogas. Ao final da reunião, algumas mães da mesma sala me procuraram para dizer que eu estava certa, pois o ritmo funk está em toda a parte da sociedade e não há como fingirmos que ele não existe. Acredito que as falas dessas mães legitimaram um pouco mais o meu trabalho, e me ajudaram no discurso para enfrentar as posições contrárias a presença desse ritmo que vinham de dentro da própria escola. (JCJM, 2013)
Na aula seguinte, fomos à quadra vivenciar a ginástica rítmica − GR. Combinamos, inicialmente, que a vivência dos gestos seria de acordo com que cada aluno e aluna achasse melhor. Apresentei, de maneira bem breve, os aparelhos: corda, maça, bola, arco e fita. Assim, trabalharam em duplas, trios, grandes grupos e individualmente. A escola dispunha de corda, bambolê e bola. A fita foi confeccionada por mim com fita de cetim e palitos de churrasco e a maça foi substituída por pinos de boliche de plástico. (...) Visando à ressignificação dos saberes concernentes à GR, propus que a turma assistisse a um vídeo que contrapôs a ideia de que a GR seria uma prática exclusivamente feminina, conforme apontado pelo Comitê Olímpico Internacional. O vídeo mostrava uma GR praticada por homens com outros tipos de materiais. Minha intenção com essa atividade foi desestabilizar as representações e significações que reforçavam a GR como território exclusivamente feminino. Durante o vídeo, um aluno percebeu que os gestos daquela GR masculina lembravam gestos característicos das artes marciais. Então, discutimos sobre as gestualidades “impressas” nos corpos das pessoas em que a GR feminina é caracterizada por movimentos “leves, sincronizados e delicados” e a GR masculina é caracterizada por movimentos “precisos, fortes e incisivos”. (JLOJ, 2016)
A partir dos fragmentos, extraídos de relatos de experiência elaborados por professores, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1078344 Educação Física
O paradigma da reflexão crítica sobre a cultura corporal, pautado na pedagogia histórico-crítica visa à formação do indivíduo enquanto sujeito histórico, crítico e consciente da realidade social em que vive. O que, na visão dos seus proponentes, torna-se possível mediante a tematização dos conteúdos da Educação Física de forma crítico-superadora. Ao sugerir novos caminhos para a apropriação do conhecimento na escola, busca fundamentar-se no método dialético de transmissão do conhecimento organizado nos seguintes passos:
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Q1078345 Educação Física
Desde o final do século passado, o movimento Aptidão Física Relacionado à Saúde − AFRS expandiu-se em países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, e alcançou o Brasil. A Educação Física escolar, influenciada por essa corrente, cumpre criar nos alunos o gosto pelo exercício e pela prática esportiva de forma a levá-los a adotar um estilo de vida saudável e fisicamente ativo.
Figuram dentre as principais críticas a essa proposta as assertivas abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q1078346 Educação Física
Acerca do universo gestual próprio do circo, Soares (2002, p. 24), assim se posiciona:
O corpo ali exibido em movimento constante despertava o riso, o temor e, sobretudo, a liberdade. Havia uma inteireza lúdica na gestualidade de cada personagem: o anão, o palhaço, o acrobata, a bailarina. Esta inteireza não cabia na sociedade cindida, fundada e erigida pelo pensamento burguês. A atividade física fora do mundo do trabalho deveria ser útil ao trabalho. A atividade livre e lúdica, encantatória do acrobata devia ser redesenhada no imaginário popular. Em seu lugar e a partir daquele universo gestual, nasceriam as ‘séries de exercícios físicos’, pensados, exclusivamente, a partir de grupos musculares e de funções orgânicas, a serem aplicados com finalidades específicas, úteis, e não como mero entretenimento. (SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa do século XIX. Campinas: Autores Associados, 2002).
Considere as afirmativas abaixo, a partir do excerto. I. Visto com os olhos da Modernidade, o circo representa uma total ausência de utilidade. II. A ressignificação das práticas circenses em exercícios físicos recorreram aos conhecimentos científicos sobre o corpo. III. As práticas circenses eram desregradas, brincalhonas e sem sentido prático, uma ofensa à racionalidade científica que buscava moldar a racionalidade.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: E
5: D