Questões de Concurso Público SEC-BA 2018 para Professor Padrão P - Biologia

Foram encontradas 3 questões

Q1030599 Biologia

O jogo Calangos, desenvolvido por pesquisadores de diferentes universidades, é ambientado na região de dunas da margem oeste do médio Rio São Francisco, no estado da Bahia. As dunas estão em um bioma caracterizado por chuvas irregulares, secas prolongadas, temperaturas elevadas, e que possuem espécies vegetais com proteções contra a perda de água. Três espécies de lagartos ou calangos são exclusivas dessas dunas. Aspectos do clima, da floração e frutificação das espécies vegetais e a topografia também são consideradas no jogo. A morfologia e as habilidades fisiológicas dos lagartos são simuladas, bem como a relação com predadores e presas. O Jogo foi testado pelos elaboradores com estudantes de uma escola de ensino médio de Salvador-BA e os resultados sugeriram que é capaz de motivar os estudantes, engajando-os ativamente na compreensão dos conteúdos trabalhados, sendo possível aprender sobre as dificuldades que os lagartos enfrentam para sobreviver, crescer e se reproduzir com sucesso.

(Disponível em: http://calangos.sourceforge.net/sobre.html


O jogo permite que o professor explore conceitos biológicos, a partir de uma metodologia associada a um tipo específico de aprendizagem. Os conceitos biológicos e de aprendizagem associados aos trechos em negrito são, respectivamente, 

Alternativas
Q1030601 Biologia

Considere o fragmento de reportagem de uma revista de divulgação científica.


Poluição que vem de longe

Regiões isoladas, com características primitivas e sem fontes locais de produção de resíduos tóxicos, também podem estar sujeitas aos efeitos da poluição gerada a milhares de quilômetros. Os pesquisadores verificaram que, mesmo isoladas, algumas espécies de crustáceos, peixes e aves apresentavam em seu organismo concentrações relativamente significativas de compostos químicos altamente tóxicos, como pesticidas organoclorados (ex. DDTs) e bifenilas policloradas (PCBs), substâncias bastante usadas na fabricação de borrachas, plásticos e tintas. O pesquisador responsável explica que a dieta desses animais geralmente se caracteriza como uma das principais formas de exposição às substâncias estudadas e que, apesar de não terem observado diferenças significativas em relação ao acúmulo de poluentes entre as espécies estudadas, é natural que as aves estejam mais expostas a esses resíduos. Isso porque elas estão sujeitas à contaminação, como as outras espécies do arquipélago, de forma mais agravada, uma vez que acabam se alimentando dos peixes já contaminados.

(Adaptado de: Revista FAPESP, Edição Online. 26 de julho de 2013. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/07/26/ poluicao-que-vem-de-longe/)


O conceito e o significado do fenômeno biológico que expressa o problema ambiental apresentado pelos pesquisadores são: 

Alternativas
Q1030603 Biologia

Segundo reportagem publicada em 16/08/2017, pela EBC Agência Brasil, mais de 300 animais estão em diferentes níveis de ameaças de extinção no estado da Bahia. A lista foi publicada, no Diário Oficial do Estado, da mesma data, contendo 331 espécies de anfíbios, aves, mamíferos, répteis, invertebrados, peixes e espécies ameaçadas de “interesse social”. Segundo a notícia, são 140 espécies, que se enquadram no nível "vulnerável"; 131, no nível "perigo"; 54, no "criticamente em perigo", e 5, em "regionalmente extintas". As espécies que constam nos níveis de ameaça passam a ter proteção integral dos órgãos de defesa do meio ambiente.


(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-08/mais-de-300-animais-estao-em-ameaca-de-extincao-na-bahia). 


Alguns dos animais que estão sobre ameaça de extinção no estado da Bahia são: 

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D