Questões de Concurso Público Prefeitura de Macapá - AP 2018 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 6 questões

Q970354 Fonoaudiologia
Sobre desvio fonético e fonológico, é correto afirmar que desvio fonético
Alternativas
Q970360 Fonoaudiologia
Berenice é uma senhora de 70 anos, viúva, que passou a se esquivar do convívio familiar por achar que não conseguia acompanhar o ritmo da conversa de seus familiares, além de não ser entendida por eles. Sua saúde é fragilizada e precisa de cuidados de terceiros. Berenice apresenta tremores nas mãos e no queixo. Usa próteses dentárias superior e inferior que machucam muito, impedindo-a de se alimentar normalmente e, por vezes, de falar. Tem marcha cambaleante, alterações de equilíbrio, incontinência urinária, zumbido no ouvido, engasgo e tosse ao se alimentar. Em certos momentos, apresenta rigidez muscular. Sua fala é lenta, pouco articulada e sem modulação. 
No planejamento terapêutico de Berenice, o fonoaudiólogo deve incluir orientações quanto
Alternativas
Q970368 Fonoaudiologia

Considere as afirmações abaixo:


I. Costuma ser mais observado em sujeitos do gênero masculino.

II. A substituição tende a ser o erro mais comum, podendo estar presente também distorções de alguns sons específicos.

III. O diagnóstico ocorre predominantemente entre 4 e 8 anos.

IV. São raros os casos de omissão ou substituições de vogais.


I, II, III e IV são características de

Alternativas
Q970369 Fonoaudiologia
João, 56 anos, foi diagnosticado com tumor de laringe, do tipo T4, e precisou ser submetido ao procedimento de ressecção total da laringe. Daniela, fonoaudióloga, iniciou o acompanhamento do caso ainda antes da cirurgia para esclarecer sobre as consequências para a produção vocal de João.  
Daniela afirmou que a ressecção total da laringe traria a perda irreversível da capacidade de emissão da voz laríngea. E indicou as seguintes vias alternativas para a comunicação oral: 
Alternativas
Q970371 Fonoaudiologia
Cecília, 48 anos, professora da rede municipal de Macapá, começou a se queixar de incômodo e cansaço vocal desde que passou a dar aulas no contra turno, mas não apresenta episódios de rouquidão. Procurou atendimento otorrinolaringológico, que não constatou alterações em suas pregas vocais e a encaminhou para avaliação e acompanhamento fonoaudiológico. Cecília passou a se hidratar com maior frequência ao longo do dia, além de realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, conforme orientado por sua fonoaudióloga. Entretanto, no final do mês de julho, retornou para a consulta de acompanhamento fonoaudiológico afônica, com tosse e relatando dificuldade para engolir, informou que já está sem voz há 5 dias.  
É comum que professores, como Cecília, apresentem problemas de voz, porque
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: A
5: E