Questões de Concurso Público Câmara Legislativa do Distrito Federal 2018 para Consultor Técnico-Legislativo - Engenheiro Mecânico

Foram encontradas 7 questões

Q938527 Engenharia Elétrica
A norma ABNT NBR 10897 (Sistemas de Proteção contra Incêndio para Chuveiros Automáticos) estipula que devem ser mantidos chuveiros automáticos sobressalentes para substituição imediata em caso de dano quando em operação. Estes chuveiros automáticos devem possuir as mesmas características dos que se encontram instalados e devem ser mantidos em local onde a temperatura não ultrapasse
Alternativas
Q938533 Engenharia Elétrica
A NBR 12269-1992 recomenda que a disposição dos coletores solares para uso de aquecimento de água deva ser posicionado segundo a direção
Alternativas
Q938540 Engenharia Elétrica

De acordo com a norma NBR NM 207, “Elevadores Elétricos de Passageiros − Requisitos de Segurança para Construção e Instalação” em seu item 13, são apresentadas as informações de instalação elétrica:


“13.1.1.1 As exigências desta norma, relacionadas com a instalação e dos seus componentes constituintes do equipamento elétrico, aplicam-se: a) à chave geral do circuito de potência e circuitos dependentes; b) ao interruptor do circuito de iluminação da cabina e circuitos dependentes. O elevador deve ser considerado como um todo, assim como uma máquina com o seu equipamento elétrico.

13.1.1.2 Os requisitos nacionais relacionados com os circuitos de fornecimento de eletricidade devem aplicar-se até os terminais de entrada dos interruptores referenciados em 13.1.1.1. Eles devem aplicar-se a todos os circuitos de iluminação da casa de máquinas, casa de polias (se existir), caixa e poço”.


São condições obrigatórias quanto às instalações elétricas:


I. Nas casas de máquinas e casas de polias é necessária uma proteção contra contato direto, por meio de coberturas possuindo um grau de proteção pelo menos IP 2X.

II. O condutor neutro e o condutor para a terra devem ser sempre distintos.

III. O valor médio em corrente contínua ou o valor eficaz em corrente alternada da tensão entre condutores ou entre condutores e terra não deve exceder 250 V para os circuitos de controle e de segurança.


Está correto o que consta em

Alternativas
Q938541 Engenharia Elétrica
      O movimento de uma escada rolante convencional gera um consumo de energia elétrica que depende basicamente das perdas fixas e das perdas variáveis num certo tempo de movimento. 

Com relação às perdas fixas, a potência necessária para movimentar a escada rolante depende da altura da escada e do tipo mecânico (rolamento ou mancal, usado na corrente do degrau e das rodas; guia para a corrente e correia do degrau e engrenagem). É apresentado abaixo o gráfico das perdas fixas (kW) em função da altura da escada (m) para um tipo mecânico específico.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando que a relação é linear, é correto afirmar que a energia elétrica consumida por perdas fixas, em kWh, num período de 20 horas de movimento para uma escada de 10 metros de altura é:

Alternativas
Q938542 Engenharia Elétrica
      O movimento de uma escada rolante convencional gera um consumo de energia elétrica que depende basicamente das perdas fixas e das perdas variáveis num certo tempo de movimento. 

As normas envolvendo performance energética de elevadores e escadas rolantes não apresentam nenhum cálculo analítico para estimar o consumo de energia elétrica diário devido às perdas variáveis no movimento de uma escada rolante. Um modelo matemático proposto por Lutfi Al-Sharif é muito utilizado em projetos:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando um número diário de 1000 passageiros, peso médio do passageiro 70 kg, altura da escada 10 m e coeficiente de caminhada 0,7, as perdas variáveis, em kWh por dia, dado pelo modelo é:

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: D
5: B