Questões de Concurso Público SEGEP-MA 2016 para Analista Ambiental – Oceanógrafo

Foram encontradas 4 questões

Q722050 Oceanografia Geológica
Segundo o pesquisador Pirajá Jr. “Com mais de duas décadas de atuação, o Projeto TAMAR já conseguiu criar nas comunidades costeiras muito mais do que empregos e renda: criou uma nova mentalidade com relação às tartarugas marinhas e à conservação da natureza. Essa nova mentalidade é visível principalmente através da incrível redução dos índices de destruição de ninhos pelo homem, que, nas áreas de atuação do TAMAR, é quase zero. A maior parte das desovas ficam protegidas em seus locais originais e são os próprios pescadores que trabalham como tartarugueiros, patrulhando as praias e monitorando os ninhos.”
(Revista Eletrônica Direito e Política. Itajaí, v.2, n.3, 3° quadrimestre de 2007) 
De acordo com o excerto, é correto afirmar que
Alternativas
Q722052 Oceanografia Geológica
NÃO se constitui uma ameaça flagrante às espécies costeiras:
Alternativas
Q722083 Oceanografia Geológica
As áreas litorâneas e costeiras do Maranhão sofrem uma série de impactos ambientais. O conceito em que o local alterado é trabalhado de modo que as condições ambientais acabem se situando próximas às condições anteriores à intervenção, ou seja, devolvendo ao local o equilíbrio e a estabilidade dos processos atuantes, é chamado de
Alternativas
Q722105 Oceanografia Geológica
Obras de engenharia costeira que venham a estabilizar a linha de costa e que não interfiram na porção recreacional da praia poderão conduzir a um intenso desenvolvimento do local. De uma maneira geral, as medidas que podem ser tomadas para conter a erosão da linha de costa são classificadas como intervenções de estabilização pesada, de estabilização leve e de relocação e desapropriação. São obras de estabilização pesada:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: B