Questões de Concurso Público Prefeitura de Teresina - PI 2016 para Técnico de Nível Superior - Analista Ambiental - Engenharia Ambiental

Foram encontradas 5 questões

Q733520 Engenharia Ambiental e Sanitária

Conforme o Relatório “Panorama da Desertificação no Estado do Piauí” (2005: 2), a desertificação configura-se como “um processo de degradação ambiental que ocorre nas regiões áridas, semiáridas e sub úmidas secas do globo por ação antrópica, com impactos negativos imediatos na qualidade de vida da população, tais como: aumento da escassez hídrica; perda da fertilidade do solo; redução da produção de alimentos; diminuição drástica das reservas de madeira; entre outras.” Diante destas conjunturas, o Piauí tornou-se conhecido internacionalmente, ganhando visibilidade entre a comunidade científica e a sociedade, por apresentar uma das maiores áreas de desertificação do Brasil, denominada Núcleo de Desertificação de Gilbués, abrangendo vários municípios. Neste sentido, entre os vários fatores que configuram a região, considere:

I. O Núcleo de Gilbués abrange os municípios de Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Curimatá, Gilbués, Monte Alegre do Piauí, Redenção do Gurguéia e São Gonçalo do Gurguéia.

II. O Núcleo de Desertificação de Gilbués constitui-se em caso especial de degradação do solo relacionado diretamente a um determinado substrato rochoso: o Grupo Areado da Bacia Sanfranciscana, estando circunscrito ao extremo sul do estado do Piauí, dada às condições geológicas da área.

III. A intensificação dos processos de degradação de solos está correlacionada à expansão do complexo agroindustrial da soja, na década de 2000.

IV. Alteração da cobertura vegetal devido às ações antropogênicas, expondo um raro tipo de associação de solos (PE5), que apresenta alta fertilidade, mas pouca resistência aos processos erosivos, às condições regionais de concentração pluviométrica (alta intensidade pluviométrica), gerando a exposição do embasamento rochoso sedimentar, responsável tanto pela redução quanto pela perda da fertilidade e da produtividade biológica e/ou econômica.

Está correto o que consta em

Alternativas
Q733530 Engenharia Ambiental e Sanitária
As ações antrópicas têm causado transformações no meio ambiente relacionadas, principalmente, aos aspectos atmosféricos e hídricos, com grande geração de lixo entre outros problemas graves. A engenharia ambiental auxilia no desenvolvimento de processo que
Alternativas
Q733536 Engenharia Ambiental e Sanitária

A poluição hídrica, um dos principais problemas ambientais da atualidade, refere-se à alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água, geralmente oriunda dos lançamentos de efluentes industriais, agrícolas e esgotos domésticos, bem como dos resíduos sólidos. Sobre o assunto, considere:

I. A poluição hídrica pode acarretar a morte de peixes, propagação de doenças como a febre tifoide, meningite, coleta etc.

II. A poluição hídrica também apresenta problemas como odor desagradável e concentração de mosquitos.

III. A eutrofização é causada pela poluição hídrica.

IV. Quando o esgoto é lançado nos rios e córregos, a diminuição de nutrientes pode incentivar o crescimento de algas.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Q733537 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os rios, ao receberem água poluída, passam por alterações, mas podem voltar às suas condições normais como antes do lançamento do esgoto pelo processo de autodepuração. A capacidade de autodepuração do rio vai depender do teor de
Alternativas
Q733550 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em novembro de 2015, uma barragem de mineradora em Minas Gerais, rompeu-se e causou uma grande destruição. O acidente provocou graves impactos ambientais, tais como: a morte de pessoas;
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: A
5: A