Questões de Concurso Público TJ-AP 2014 para Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - História

Foram encontradas 2 questões

Q804186 História
François Dosse, na obra História em migalhas (1987), aponta uma série de rupturas ou descontinuidades no campo historiográfico, identificadas na produção da autodenominada Nova História, instaurada na década de 1970. É correto afirmar que, para o autor, uma dessas rupturas é
Alternativas
Q804194 História

Em 1967, durante o governo de Castelo Branco, foi promulgada uma nova Lei de Segurança Nacional, da qual se extraíram os seguintes trechos:

Art. 1° Toda pessoa natural ou jurídica é responsável pela segurança nacional, nos limites definidos em lei. [...]

Art. 3° A segurança nacional compreende, essencialmente, medidas destinadas à preservação da segurança externa e interna, inclusive a prevenção e repressão da guerra psicológica adversa e da guerra revolucionária ou subversiva. [...]

§ 2° A guerra psicológica adversa é o emprego da propaganda, da contrapropaganda e de ações nos campos político, econômico, psicossocial e militar, com a finalidade de influenciar ou provocar opiniões, emoções, atitudes e comportamentos de grupos estrangeiros, inimigos, neutros ou amigos, contra a consecução dos objetivos nacionais.

§ 3° A guerra revolucionária é o conflito interno, geralmente inspirado em uma ideologia ou auxiliado do exterior, que visa à conquista subversiva do poder pelo controle progressivo da Nação.

Pela leitura desse documento, é correto afirmar que a Segurança Nacional era considerada uma responsabilidade

Alternativas
Respostas
1: C
2: C