Questões de Concurso Público SEFAZ-SP 2013 para Agente Fiscal de Rendas - Tecnologia da Informação - Prova 1

Foram encontradas 5 questões

Q319126 Estatística
Considere:

I. O coeficiente de variação de uma variável é uma medida de dispersão absoluta que é o resultado da divisão entre a média e o desvio padrão da variável em questão.

II. Um dispositivo útil quando se deseja verificar se existe correlação linear entre duas variáveis é o gráfico de colunas justapostas.

III. O desvio padrão é mais apropriado do que o coeficiente de variação quando se deseja comparar a variabilidade de duas variáveis.

IV. Na amostragem aleatória estratificada, a população é dividida em estratos, usualmente, de acordo com os valores ou categorias de uma variável, e, depois, uma amostragem aleatória simples é utilizada na seleção de uma amostra de cada estrato.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q319127 Estatística
Sabe-se que em determinado município, no ano de 2012, 20% dos domicílios tiveram isenção de determinado imposto. Escolhidos, ao acaso e com reposição, quatro domicílios deste município a probabilidade de que pelo menos dois tenham tido a referida isenção é igual a

Alternativas
Q319130 Estatística

Atenção: Para resolver às questões de números 38 a 40, utilize os valores que julgar mais apropriados (observar sempre a melhor aproximação) da tábua da distribuição normal padrão. 



Seja p a probabilidade de cara de uma moeda. Desejando-se testar H0: p = 0,5 contra H1: p > 0,5, foram feitos 100 lançamentos dessa moeda, obtendo-se 62 caras. Supondo que a variável aleatória X, que representa o número de caras na amostra, tem distribuição aproximadamente normal, o nível descritivo do teste, quando se faz uso da correção de continuidade para X, é igual a

Alternativas
Q319605 Estatística
tenção: Para resolver às questões de números 38 a 40, utilize os valores que julgar mais apropriados (observar sempre a melhor
aproximação
) da tábua da distribuição normal padrão.

Imagem 021.jpg

Suponha que a variável X represente o valor de determinado tributo que é cobrado mensalmente aos comerciantes, em um determinado município. Sabe-se que X é uma variável aleatória com distribuição normal com média e desvio padrão dados, respectivamente, por 800 reais e 200 reais. Os comerciantes foram divididos em 3 categorias: baixo faturamento, médio faturamento e alto faturamento. Os valores limites das classes de tributo dependem da categoria de comerciante, são estabelecidos por probabilidades da variável X e estão apresentados na tabela abaixo

Imagem 022.jpg

Os valores de A e B, em reais, são dados, respectivamente, por:

Alternativas
Q319606 Estatística

Imagem associada para resolução da questão

A tabela abaixo apresenta a distribuição de frequências de uma amostra aleatória de tamanho 100 da variável X, que representa os percentuais de aumento do IPTU do ano de 2013 relativamente ao ano de 2012, num determinado município. 

Imagem associada para resolução da questão

Suponha que X tem distribuição normal com média desconhecida, µ, e desvio padrão conhecido e igual a 5%. Utilizando para a estimativa pontual de µ a média aritmética dos 100 valores apresentados (na tabela acima), calculada considerando que todos os valores incluídos num intervalo de classe são coincidentes com o ponto médio do intervalo, um intervalo de confiança para µ, com confiança de 95%, é dado por :


Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: A
5: B