Questões de Concurso Público TRE-PE 2011 para Analista Judiciário - Arquitetura

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Q210365 Arquitetura
Analise os desenhos e imagens do Centro de Proteção Ambiental de Balbina (1983-88), Amazonas, do arquiteto Severiano Porto.

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Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

I. os ambientes funcionais são dispostos em pavilhões ortogonais construídos de maneira convencional.

II. a cobertura principal, à maneira de uma loggia ou varanda, está projetada com vigas metálicas devido ao grande vão a ser vencido.

III. são duas soluções arquitetônicas sobrepostas: enquanto espaços fechados são precisos, com controle de temperatura e umidade; a cobertura é rústica, irregular, tributária de soluções autóctones.

IV. a tecnologia como expressão principal do objeto é utilizada para marcar a força do neutro a fim de que o conjunto resulte mimetizado em seu meio ambiente.

É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q210366 Arquitetura
Analise as imagens da Biblioteca de Viipuri, Rússia, (1933-35), do arquiteto finlandês Alvar Aalto.

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Analisando as imagens, constata-se que o arquiteto projetou ou procurou:

I. nas salas de leitura, uma luz que não incidisse diretamente sobre as mesas de leitura para não produzir sombra em nenhum ponto, nem brilhos ou ofuscamentos no leitor.

II. na sala de conferências, um teto configurado por curvas que distribuíssem o som de maneira homogênea por todo o ambiente.

III. nos espaços exteriores, uma fusão de volumes que não permite clara apreciação da composição volumétrica do edifício.

IV. nos espaços interiores, uma simplicidade que se tornou comum em obras modernas.

É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q210367 Arquitetura
O corte é importante peça gráfica no desenvolvimento e representação de projetos arquitetônicos, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Considere abaixo um corte do edifício do Centro de Artes Casa das Mudas (2001-2004), Ilha da Madeira, Portugal, do arquiteto Paulo David.

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Em relação à quantidade de informações que os cortes podem fornecer, verifica-se que
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Q210368 Arquitetura
O Centro Georges Pompidou (1971-77) - também chamado de Beaubourg por causa da rua que passa ao lado - em Paris, é conhecido como um exemplo de arquitetura que foi definida como high-tech, da qual Renzo Piano, um dos autores, é um dos expoentes mais importantes.

Em entrevista recente em que discute o papel social do arquiteto, analisando sua obra e metodologia de projeto de arquitetura e de desenho urbano, faz a seguinte afirmação: “O Beaubourg é um grande protótipo, um gigantesco objeto artesanal feito à mão, peça à peça. É uma espécie de paródia do imaginário tecnológico de nossos tempos.”

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Considerando os princípios contidos na obra e nesse pensamento, verifica-se que

I. o que se construiu é um grande retângulo disponível a todas as possíveis articulações internas.

II. sua principal característica é a rigidez que se traduz em um espaço interno previsível, predefinido por determinações funcionais.

III. o Beaubourg não é um recipiente neutro: a extroversão, mesmo respondendo a exigências funcionais, se traduz, na realidade, em uma pesquisa estilística.

IV. os percursos mecanizados e visíveis do exterior foram lidos como uma citação high-tech. Mas não é bem assim: o que se realizou é apenas um jogo com a tecnologia, não é tecnologia.

É correto o que consta APENAS em
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Q210375 Arquitetura
Em suas reflexões sobre como procede o arquiteto quando concebe e projeta, Lucio Costa constata a existência de dois conceitos distintos a orientá-lo: 1) o orgânico-funcional; 2) o plástico-ideal.

Considere as seguintes características desses dois princípios da metodologia de projeto de arquitetura:

I. No primeiro caso, a obra desenvolve-se como um organismo vivo onde a expressão arquitetônica do todo depende de um rigoroso processo de seleção plástica das partes que o constituem e de como são entrosadas.

II. O segundo caso implica no estabelecimento de formas a priori, às quais se ajustam de modo sábio ou engenhoso às necessidades funcionais, visando à obtenção de formas livres ou plasticamente puras.

III. No primeiro caso, a beleza desabrocha como numa flor e o seu modelo histórico mais significativo é a arquitetura dita “gótica”.

IV. No segundo caso a beleza se domina e contém como num cristal e a arquitetura chamada “clássica” é um bom exemplo.

É correto o que consta em
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: C