Questões de Concurso Público SEFAZ-SP 2006 para Agente Fiscal de Tributos Estaduais, Prova 2

Foram encontradas 2 questões

Q459754 Administração Geral
Obter integração estrutural é um desafio importante com que se defronta todos os gerentes, obrigando-os a tomar decisões em torno da coordenação das relações entre pessoas e grupos interdependentes por eles gerenciados. O mecanismo dessa integração é a coordenação composta de ajustamento mútuo, supervisão direta e padronização, assim entendidos:

I.Ajuste mútuo é a coordenação realizada por processos de comunicação interpessoal.

II.Na supervisão direta, uma pessoa assume a responsabilidade pessoal pelo trabalho de um grupo de pessoas, adquirindo a autoridade hierárquica para determinar as tarefas a serem realizadas.

III. Padronização compreende a coordenação dos trabalhos, fornecendo padrões e procedimentos que ajudam os trabalhadores a definir o modo de executar suas tarefas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q459755 Administração Geral
As figuras abaixo apresentam os 5 tipos de centralização e descentralização horizontal e vertical propostos por Mintzberg. Segundo Mintzberg, eles podem ser distribuídos ao longo de um único continuum, da centralização em ambas as dimensões em um extremo à descentralização em ambas as dimensões em outro extremo. Referem-se, exclusivamente, ao poder sobre as decisões tomadas nas organizações.

imagem-010.jpg
I. A figura “A” representa um tipo de centralização vertical e horizontal em que o poder de decisão está concentrado nas mãos de um único indivíduo. É retirado o poder formal dos operadores e dos gerentes que os supervisionam e o concentra próximo ao topo da hierarquia de linha e na tecnoestrutura, centralizando a organização em ambas as dimensões.

II. A figura B representa um tipo de descentralização horizontal limitada (seletiva) em que encontramos a organização burocrática com tarefas não-especializadas que confia na padronização dos processos de trabalho para a coordenação.

III. A figura C representa um tipo de descentralização vertical limitada (paralela) em que encontramos uma organização que está dividida em unidades de mercado ou divisões, cujos gerentes recebem delegação (paralelamente) de muito poder formal para tomar as decisões concernentes a seus mercados. O uso de agrupamento por mercado, leva à descentralização vertical limitada de natureza paralela.

IV. A figura D representa um tipo de descentralização vertical e horizontal seletivas em que, na dimensão vertical, o poder para diferentes tipos de decisões é delegado às constelações de trabalho em vários níveis hierárquicos. Na dimensão horizontal, essas constelações utilizam seletivamente os especialistas de assessoria, conforme a dimensão técnica das decisões que devem tomar.

V. A figura E representa um tipo de descentralização vertical e horizontal em que o poder de decisão está amplamente concentrado no núcleo operacional, porque seus membros são profissionais cujo trabalho é amplamente coordenado pela padroniza- ção das habilidades. O treinamento e a capacitação profissional desenvolvem especialização abaixo da linha intermediária, descentralizando a estrutura em ambas as dimensões.

Considerando exclusivamente o critério “poder sobre as decisões tomadas nas organizações”, estão corretamente relacionados a figura e o respectivo processo em
Alternativas
Respostas
1: A
2: E