Questões de Concurso Público HCPA 2023 para Médico I (Manejo e Reabilitação Osteomuscular)

Foram encontradas 25 questões

Q4328797 Não definido
Paciente de 50 anos procura atendimento médico com queixa de dor em cintura escapular direita de início insidioso há 2 semanas e sem história de trauma. Refere instabilidade e perda de força no ombro direito. Ao exame físico evidencia-se escápula alada à direita quando solicitado a realizar força para empurrar a parede com os braços. Diante desse quadro clínico, qual o diagnóstico mais provável? 
Alternativas
Q4328798 Não definido
Considere as afirmações abaixo sobre a utilização e os efeitos das correntes elétricas em Reabilitação.

I - Os principais usos são como analgesia, estimulação muscular, órteses funcionais e cicatrização de feridas.
II - A estimulação muscular pode ser utilizada tanto em músculos com sistema neuromuscular íntegro quanto em músculos desnervados.
III - A utilização de corrente direta para estimulação transcraniana tem mostrado efeitos benéficos para diferentes tipos de afecções.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q4328799 Não definido
Com relação ao diagnóstico de Osteoartrite (OA), considere as afirmativas abaixo.

I - A gravidade da doença na imagem radiográfica está diretamente relacionada à intensidade da dor.
II - O diagnóstico é baseado nos achados clínicos e confirmados por imagem radiográfica.
III - Os principais achados radiográficos na OA incluem hipertrofia óssea, redução do espaço articular, cistos subcondrais, esclerose óssea e formação de osteófitos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q4328800 Não definido
Com relação ao uso da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q4328801 Não definido
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os epônimos às manobras semiológicas na avaliação da dor lombar.

(1) Sinal de lasegue
(2) Sinal de Patrick
(3) Sinal de Bragard
(4) Teste de Nachlas

( ) Teste de elevação passiva do membro inferior com o joelho estendido.
( ) Teste de estiramento do nervo femoral.
( ) Sensibilização do teste de elevação do membro inferior, pela realização de dorsiflexão passiva do tornozelo.
( ) Paciente em posição supina, quadril e joelho fletidos, pé apoiado no membro contralateral; realizam-se uma abdução e rotação externa.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
Alternativas
Q4328802 Não definido
Ao examinar um paciente com quadro de epicondilite lateral é esperado que o paciente sinta dor local quando é realizado o teste de: 
Alternativas
Q4328803 Não definido
Em relação ao quadro de fasceíte plantar, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q4328804 Não definido
Quais tendões estão afetados em paciente com diagnóstico de Tenossinovite de De Quervain?
Alternativas
Q4328805 Não definido
Em relação à Síndrome do Túnel do Carpo, analise as afirmativas abaixo.

I - Entre os possíveis sinais e sintomas da doença estão a perda de força, a atrofia muscular e as parestesias.
II - Durante o exame físico, o teste de Phalen é o mais sensível e o mais específico.
III - O exame complementar “padrão ouro” é a eletroneuromiografia.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q4328806 Não definido
Em relação à Síndrome do Manguito Rotador, analise as afirmativas abaixo.

I - O manguito rotador é formado pelos músculos supraespinhoso, infraespinhoso, subescapular e redondo menor.
II - A síndrome do manguito rotador está relacionada a um quadro inflamatório crônico.
III - O tendão que é mais comumente afetado na síndrome do manguito rotador é o subescapular.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q4328807 Não definido
São sinais ou sintomas de um quadro de radiculopatia lombar, EXCETO: 
Alternativas
Q4328808 Não definido
As vértebras cervicais conectam-se através de cinco elementos estruturais, entre eles: o disco intervertebral, as articulações facetárias, as articulações neurocentrais (articulações de Luschka). Essa afirmativa é verdadeira para 
Alternativas
Q4328809 Não definido
Qual o músculo mais comumente afetado na distensão da musculatura adutora?  
Alternativas
Q4328810 Não definido
A respeito dos locais mais frequentes de compressão neurovascular na síndrome do desfiladeiro torácico, analise os itens abaixo.

I - Desfiladeiro torácico superior, limitado posteriormente pela coluna vertebral, anteriormente pelo manúbrio e lateralmente pela primeira costela.
II - Hiato costoescaleno (triângulo interescaleno), limitado anteriormente pelo músculo escaleno anterior, posteriormente pelo músculo escaleno médio e caudalmente pela primeira costela.
III - Passagem costoclavicular, limitado superiormente pela clavícula, posteriormente pelo músculo escaleno anterior no seu sítio de inserção e inferiormente pela primeira costela.

Quais estão corretos? 
Alternativas
Q4328811 Não definido
A disfunção temporomandibular tem seu pico de incidência na seguinte faixa etária: 
Alternativas
Q4328812 Não definido
Considere as afirmações abaixo sobre os anti-inflamatórios não esteroides.

I - Têm eficácia semelhante ao paracetamol em traumas agudos menores.
II - Piúria, hematúria, proteinúria ou hipertensão de difícil controle no decorrer de tratamento com tal medicação devem levantar suspeita de nefropatia.
III - Inibidores seletivos da COX-2 têm menos paraefeitos gastrointestinais do que inibidores preferenciais da COX-1, mas semelhante risco cardiovascular.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q4328813 Não definido
Em relação à dor lombar são consideradas situações elegíveis para exames de imagem precoce, EXCETO: 
Alternativas
Q4328814 Não definido
Em relação à Síndrome do Túnel do Carpo é correto afirmar que 
Alternativas
Q4328815 Não definido
Considere as afirmações abaixo sobre artropatia por deposição de cristais.

I - É mais prevalente em homens.
II - Ácido úrico sérico normal exclui o seu diagnóstico durante crise de artrite gotosa.
III - A eficácia da colchicina é superior aos anti-inflamatórios não esteroides e aos glicocorticoides no tratamento da crise aguda.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q4328816 Não definido
Homem, 25 anos, procura atendimento por dor e edema em joelho esquerdo há 4 dias, com evolução para sintoma similar em tornozelo direito nas últimas 24 horas. Refere febre aferida (temperatura aferida axilar 37,8°C), notou vermelhidão ocular direta. Há 4 semanas teve quadro de gastroenterite tratada com ciprofloxacino. No exame físico, há presença de artrite em joelho esquerdo e em tornozelo direito. Apresenta conjuntivite em olho direito. O diagnóstico mais provável para este caso é 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: D
5: A
6: A
7: B
8: C
9: D
10: D
11: E
12: A
13: C
14: E
15: A
16: E
17: B
18: C
19: A
20: D