Questões de Concurso Público SES-RS 2022 para Odontólogo , Edital nº 15

Foram encontradas 4 questões

Q1886926 Odontologia
Numere a segunda coluna de acordo com primeira, no que diz respeito ao manejo de dor em odontologia.
(1) Codeína
(2) Analgesia preemptiva
(3) Analgesia preventiva
(4) AINEs
(5) Paracetamol
( ) Regime analgésico introduzido antes do estímulo nocivo. Nesse regime, são empregados fármacos que previnem a hiperalgesia, podendo ser complementados pelo uso de anestésicos locais de longa duração.
( ) Analgésico seguro para uso em gestantes e lactantes. Pode causar danos ao fígado. No entanto, seu emprego é seguro quando se empregam até 4 g/dia em adultos, dose máxima recomendada no Brasil.
( ) Analgésico opioide que faz parte da classe dos hipno-analgésicos que podem ser utilizados em associação com o paracetamol para o tratamento da dor odontogênica. Entretanto, essa combinação não deve ser considerada como primeira escolha.
( ) Regime que tem início imediatamente após a lesão tecidual, mas antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose do fármaco é administrada ao final do procedimento (com o paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida pelas doses de manutenção no pós-operatório, por curto prazo.
( ) Indicação para a prevenção e o controle da dor aguda de intensidade moderada a severa no período pós-operatório de intervenções odontológicas eletivas, como exodontia de inclusos, cirurgias periodontais, colocação de implantes múltiplos, enxertias ósseas. Quase sempre seu uso é restrito, não ultrapassando 3 dias.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1886927 Odontologia
Considere as seguintes informações sobre antibióticos.

I - O metronidazol é um antimicrobiano bactericida muito eficaz contra bactérias anaeróbias gramnegativas, não possuindo atividade contra bactérias aeróbias e anaeróbias facultativas. Está indicado (quase sempre em associação com a amoxicilina ou outra penicilina) nos casos de infecções bucais mais avançadas, especialmente na presença de celulite ou nos quadros de pericoronarite, quando há o predomínio de bactérias anaeróbias estritas.

II - A amoxicilina, que também faz parte do grupo das penicilinas, tem sido a droga de escolha para o tratamento de infecções bacterianas bucais em fase inicial, quando ainda predominam as bactérias aeróbias e anaeróbias facultativas.

III - A ciprofloxacina, da família das quinolonas, não atinge as bactérias anaeróbias geralmente encontradas nos abscessos endodônticos. Seu uso pode ser considerado apenas em infecções persistentes, após testes de cultura e sensibilidade que demonstrem a presença de bactérias suscetíveis.

IV - A clindamicina possui um espectro de ação que abrange bactérias aeróbias, anaeróbias facultativas gram-positivas e anaeróbias estritas. É a melhor escolha para pacientes com história de alergia às penicilinas no caso de tratamento de infecções bacterianas bucais de maior gravidade. Atinge concentrações ósseas similares às concentrações plasmáticas.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1886928 Odontologia
São considerados classes farmacológicas ou medicamentos que podem causar hiposalivação e, consequentemente, a sensação de xerostomia
Alternativas
Q1886930 Odontologia
O controle do biofilme supragengival é essencial nas prevenções primária, secundária e terciária das doenças periodontais. Para controlar o biofilme na cavidade oral, diferentes produtos de higiene oral têm sido desenvolvidos e comercializados. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os agentes de controle químico do biofilme aos seus respectivos efeitos.

(1) Agentes antimicrobianos
(2) Agentes inibidores/redutores da placa
(3) Agentes antiplaca
(4) Agentes antigengivite
( ) Efeito quantitativo ou qualitativo sobre a placa que pode ou não ser suficiente para afetar a gengivite e/ou a cárie.
( ) Redução da inflamação gengival sem necessariamente afetar a placa dental, incluindo os medicamentos anti-inflamatórios.
( ) Efeito bacteriostático ou bactericida in vitro.
( ) Ação na placa suficiente para mostrar benefício em termos de controle da gengivite e/ou da cárie.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: A