Questões de Concurso Público SES-RS 2022 para Farmacêutico, Edital nº 15

Foram encontradas 3 questões

Q1890698 Farmácia
. Conforme Wanmacher (2012), para realizar o uso racional de medicamentos, é preciso selecionar informações provenientes de conhecimentos sólidos e independentes e, por isso, confiáveis. As decisões tomadas pelos vários atores – gestores, financiadores, profissionais, público – crescentemente se fundamentam em evidências. Para isso é necessário filtrar eficientemente a informação relevante para uma prática em particular ou uma determinada política, por meio de análise e síntese dos múltiplos esforços de pesquisa. Tal revisão se guia pela _____________, internacionalmente estabelecida e aceita. Tem por base a farmacologia clínica que objetiva caracterizar ___________ de fármacos no homem a partir da investigação ______________, que integra conceitos de ___________________ e clínica e quantifica benefícios e riscos.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q1890700 Farmácia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 27 de maio de 2021, emitiu um alerta, no seu sítio eletrônico, a respeito dos riscos do uso indiscriminado de paracetamol: “O paracetamol vem sendo utilizado para aliviar sintomas de eventos adversos pós-vacinais, como febre e dores de cabeça. Entretanto, a utilização incorreta pode causar eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa com desfecho fatal, quando o uso é prolongado ou acima da dose máxima diária. Deve-se ter em mente que para qualquer medicamento existe um risco associado ao seu consumo. Por isso, é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações de bula e as orientações dos profissionais de saúde”. A respeito da dose máxima diária de paracetamol e de ações de farmacovigilância, qual das alternativas abaixo está correta?
Alternativas
Q1890711 Farmácia
No Rio Grande do Sul, a política de Vigilância em Saúde é desenvolvida e coordenada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), cujas competências e atribuições foram descritas no Decreto Nº 44.050/2005. Essa norma definiu a estrutura do Centro, organizado em Divisões dedicadas à Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS), Vigilância Epidemiológica (DVE), Vigilância Sanitária (DVS) e Vigilância da Saúde do Trabalhador (DVST), além das Divisões de Apoio Técnico e Administrativo. Assinale a alternativa que corresponde especificamente às funções da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS).
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D