Questões de Concurso Público SES-RS 2022 para Farmacêutico, Edital nº 15

Foram encontradas 11 questões

Q1890697 Farmácia
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) faz parte das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos. A RENAME é dividida em cinco anexos, conforme definido pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) através da Resolução n. 01 (17.01.2012): componentes básico, estratégico e especializado, insumos e medicamentos de uso hospitalar. Quanto aos componentes da RENAME, marque abaixo a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1890698 Farmácia
. Conforme Wanmacher (2012), para realizar o uso racional de medicamentos, é preciso selecionar informações provenientes de conhecimentos sólidos e independentes e, por isso, confiáveis. As decisões tomadas pelos vários atores – gestores, financiadores, profissionais, público – crescentemente se fundamentam em evidências. Para isso é necessário filtrar eficientemente a informação relevante para uma prática em particular ou uma determinada política, por meio de análise e síntese dos múltiplos esforços de pesquisa. Tal revisão se guia pela _____________, internacionalmente estabelecida e aceita. Tem por base a farmacologia clínica que objetiva caracterizar ___________ de fármacos no homem a partir da investigação ______________, que integra conceitos de ___________________ e clínica e quantifica benefícios e riscos.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q1890699 Farmácia
Uma das ações para promoção do uso racional de medicamentos é a notificação relacionada ao uso de medicamentos, entre as demais ações de farmacovigilância. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a farmacovigilância é uma ciência que envolve atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou a qualquer problema possível relacionado com fármacos. Comumente, entende-se a farmacovigilância como a ação de vigilância de reações adversas a medicamentos, mas outras questões são igualmente importantes e fazem parte da farmacovigilância.
Considere as situações abaixo.
I - Desvio da qualidade de produtos. II - Interações medicamentosas. III- Apenas notificações de intoxicações acidentais.
Quais fazem parte da farmacovigilância?
Alternativas
Q1890701 Farmácia
A busca pela melhoria da eficiência e da eficácia na gestão da assistência farmacêutica é um dos pilares para a superação dos desafios históricos nessa área. Nesse sentido, o uso do planejamento estratégico e a qualificação específica dos profissionais que atuam nesse segmento, associados à adequação do modelo gerencial, à busca por novas alternativas gerenciais disponíveis, ao uso adequado dos conhecimentos e das ferramentas administrativas e à adequação da infraestrutura existente apresentam-se como medidas recomendadas. Especificamente no que tange ao uso de conhecimentos e ferramentas importantes da teoria das organizações e teorias de gestão moderna, o modelo denominado Gestão Estratégica e Orientada para Resultados (GEOR) é um modelo perfeitamente aplicável na gestão e no gerenciamento da assistência farmacêutica, auxiliando os gerentes a ultrapassarem os limites e atingirem resultados acima da média, criando novos patamares de qualidade e excelência para seus usuários. De maneira geral, a gestão estratégica contempla algumas etapas (Machado dos Santos, 2015). Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma etapa da gestão estratégica.
Alternativas
Q1890705 Farmácia
As atividades do ciclo da Assistência Farmacêutica ocorrem numa sequência ordenada. A execução de uma atividade de forma imprópria prejudica todas as outras, comprometendo seus objetivos e resultados. Como consequência, os serviços não serão prestados adequadamente, acarretando insatisfação dos usuários e, apesar dos esforços despendidos, evidenciando uma má gestão. A atividade responsável pelo estabelecimento da relação de medicamentos, sendo uma medida decisiva para assegurar o acesso a eles, é 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: E
5: C