Questões de Concurso Público SES-RS 2022 para Bioquímico, Edital nº 15

Foram encontradas 6 questões

Q1888672 Biomedicina - Análises Clínicas
De acordo com o Manual Técnico para o diagnóstico de sífilis, descrito pelo Ministério da Saúde e aprovado pela portaria nº 2.012, de 19 de outubro de 2016, assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Entre as metodologias treponêmicas estão teste de anticorpos treponêmicos fluorescentes com absorção (FTA-Abs), ensaio imunossorvente ligado à enzima (ELISA) e Venereal Disease Research Laboratory (VDRL).
( ) A microscopia de campo escuro não é recomendada para material de lesões orais, pois a cavidade oral é frequentemente colonizada por outras espiroquetas que podem confundir o diagnóstico de sífilis.
( ) A fim de evitar resultados falso-negativos devido ao fenômeno de prozona, é fundamental que, ao se realizar qualquer teste qualitativo não treponêmico, a amostra sempre seja testada pura e na diluição 1:8. O fenômeno de prozona não ocorre nos testes treponêmicos.
( ) Os testes não treponêmicos detectam anticorpos anticardiolipina, que não são específicos para os antígenos do Treponema pallidum. Desse modo, os testes treponêmicos devem ser utilizados para o monitoramento da resposta ao tratamento.
( ) A persistência de resultados reagentes nos testes treponêmicos e/ou reagentes com baixa titulação nos testes não treponêmicos, após o tratamento correto para sífilis, caracteriza a cicatriz ou memória sorológica, sem que isso indique infecção.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1888673 Biomedicina - Análises Clínicas
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os meios de cultura às suas respectivas utilizações nos exames microbiológicos.

(1) Ágar sangue (2) Ágar MacConkey (3) Caldo selenito com novobiocina (4) Ágar Thayer-Martin chocolate

( ) Usado na prova de satelitismo (para identificação presuntiva de Haemophilus spp.).
( ) Utilizado para o enriquecimento e isolamento de Salmonella spp. e Shigella spp. em amostras de fezes e urina.
( ) Utilizado para isolar bacilos gram-negativos (enterobactérias e não fermentadores) e verificar a fermentação ou não da lactose.
( ) Usado para o isolamento seletivo de Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis, a partir do material de investigação.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1888684 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação ao diagnóstico do HIV, descrito pelo Ministério da Saúde no Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças e aprovado pela Portaria SVS/MS n° 29, de 17 de dezembro de 2013, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1888685 Biomedicina - Análises Clínicas
A tuberculose, doença causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A tuberculose pulmonar, além de ser a mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Em relação ao diagnóstico laboratorial da tuberculose, assinale as afirmações com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) As amostras que podem ser utilizadas para o diagnóstico da tuberculose pulmonar são escarro, lavado brônquico ou broncoalveolar, lavado gástrico ou fragmento de tecido pulmonar.
( ) Para a realização da pesquisa do bacilo álcool ácido resistente (BAAR) no exame microscópico direto, a coloração mais utilizada é a de gram.
( ) Apesar do crescimento lento do bacilo, a cultura de micobactérias de amostras de escarro é utilizada, principalmente, em casos pulmonares de baciloscopia negativa e é considerada o método padrãoouro para investigação de tuberculose em adultos.
( ) Por ser uma bactéria fastidiosa, a cultura micobacteriana é realizada em ágar MacConkey.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1888693 Biomedicina - Análises Clínicas
As hepatites virais constituem atualmente uma relevante questão de saúde pública no Brasil e no mundo, distribuindo-se de maneira universal, atingindo vários segmentos da população e causando grande impacto de morbidade e mortalidade em sistemas de saúde, como o Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o diagnóstico preciso e precoce da doença é muito importante para o tratamento adequado do paciente e para evitar desperdício de recursos públicos e privados.

Em relação ao diagnóstico das hepatites virais descrito pelo Ministério da Saúde no Manual Técnico para o Diagnóstico das Hepatites Virais aprovado pela Portaria SVS/MS n° 25, de 1º de dezembro de 2015, analise as afirmações abaixo.

I - O uso dos testes rápidos constitui uma ferramenta importante no cenário epidemiológico brasileiro, pois a maior parte dos indivíduos é diagnosticada na fase crônica da doença. Conforme o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), entre as situações recomendadas para a utilização do teste rápido estão: a ocorrência de acidentes biológicos ocupacionais; a avaliação de gestantes durante o período pré-natal, de parturientes e de puérperas; e em laboratórios que realizam pequenas rotinas (rotinas com até cinco amostras diárias para diagnóstico da infecção pela hepatite B ou C).
II - O anti-HBc total, isoladamente, indica contato prévio com o vírus HBV. Por isso, o resultado reagente desse marcador pode ser interpretado sem a realização de outros marcadores diretos da presença do vírus.
III- A detecção de anticorpos e antígenos do vírus B por meio de imunoensaios pode indicar diferentes estágios da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV). Um paciente imune, após infecção pelo HBV, será não reagente para HBsAg e Anti-HBc IgM e reagente para Anti-HBc total e Anti-HBs.
IV - O antígeno core do vírus da hepatite C (HCV) pode ser detectado com uso de imunoensaio e é um indicador da presença de infecção ativa, podendo ser utilizado para confirmar o resultado da pesquisa de anticorpos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: A
5: D