Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaguapitã - PR 2024 para Farmacêutico
Foram encontradas 7 questões
À direção ESTADUAL do Sistema Único de Saúde (SUS) compete:
I – promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde;
II – acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS);
III – em caráter obrigatório, formular, executar, acompanhar e avaliar a política de insumos e equipamentos para a saúde;
IV – prestar apoio técnico e financeiro aos Municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde;
V – participar, junto com os órgãos afins, do controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana;
VI – participar da formulação da política e da execução de ações de saneamento básico;
VII – colaborar com a União e os Estados na execução da vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.
Leia as afirmativas apresentadas acima e assinale a alternativa CORRETA.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública da atualidade. Leia as afirmativas apresentadas a seguir com relação à dengue e classifique “V” para verdadeiro e “F” para falso. Por fim, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, dessas afirmativas.
( ) A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti.
( ) A Qdenga® [vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (atenuada)] é de uso adulto e pediátrico dos 4 aos 60 anos, é um produto que contém organismos geneticamente modificados.
( ) A Dengvaxia® [vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada)] é indicada para a prevenção da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue em indivíduos dos 6 aos 45 anos de idade com infecção anterior por dengue confirmada por teste.
( ) A Qdenga® é indicada para a prevenção de dengue pelos sorotipos 1, 2 e 3 em indivíduos dos 4 aos 90 anos de idade por não conter organismos geneticamente modificados.
( ) A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles pode progredir para formas graves, inclusive indo a óbito.
A vigilância epidemiológica tem como finalidade fornecer subsídios para a execução de ações de controle de doenças e agravos, da notificação compulsória. Sobre esse assunto, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I – Notificação compulsória imediata (NCI): notificação compulsória realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível.
II – Notificação compulsória semanal (NCS): notificação compulsória realizada em até 7 (sete) dias, a partir do conhecimento da ocorrência de doença ou agravo.
III – A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, não sendo permitida a outros profissionais de saúde.
IV – A notificação compulsória é realizada somente em caso da confirmação da doença ou agravo.
V – A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória à autoridade de saúde competente também será realizada pelos responsáveis por estabelecimentos públicos ou privados educacionais, de cuidado coletivo, além de serviços de hemoterapia, unidades laboratoriais e instituições de pesquisa.
VI – A comunicação de doença, agravo e evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento.