Questões de Concurso Público SBMG - PR 2019 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2019 Banca: FAUEL Órgão: SBMG - PR Prova: FAUEL - 2019 - SBMG - PR - Engenheiro Civil |
Q1719551 Engenharia Aeronáutica
O DECEA Departamento de Controle de Espaço Aéreo disponibiliza em seu site um glossário com os termos usados em aviação. Leia os conceitos básicos no quadro abaixo e assinale a alternativa que faz a correlação na sequência CORRETA.
1 Pista (RWY). 2 Nível de cruzeiro. 3 Aerovia (AWY). 4 Alfabeto Fonético.
( )Altura de voo que se mantém durante uma etapa considerável da viagem em virtude de, geralmente, a operação da aeronave ser favorecida com velocidade ótima e menor consumo de combustível. ( ) Área de controle, ou parte dela, estabelecida em forma de corredor. São, normalmente, utilizadas para o voo das aeronaves em rota entre o aeroporto de origem e o de destino. ( )Área retangular definida, em um aeródromo terrestre, para o pouso e a decolagem de aeronaves. Suas cabeceiras são identificadas por dois algarismos. ( )Terminologia internacional se destina a padronizar o processo de soletrar certas expressões com o objetivo de prevenir qualquer possibilidade de equívoco no entendimento.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAUEL Órgão: SBMG - PR Prova: FAUEL - 2019 - SBMG - PR - Engenheiro Civil |
Q1719557 Engenharia Aeronáutica
Leia a notícia extraída do site G1 de 17/07/2017 e depois responda a pergunta a seguir.
Após 10 anos, ninguém foi condenado por acidente da TAM em Congonhas, SP A tragédia do voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos, completa dez anos nesta segunda-feira (17) sem nenhuma pessoa condenada pelo acidente. Na prática, a conclusão é de que o acidente teria sido causado exclusivamente por um erro dos pilotos do Airbus 320. As caixas-pretas do avião indicam que os comandantes Kleyber Lima e Henrique Stefanini di Sacco manusearam os manetes (aceleradores) de maneira diferente da recomendada. Segundo a denúncia, o diretor da TAM tinha conhecimento “das péssimas condições de atrito e frenagem da pista principal do aeroporto de Congonhas” e não tomou providências para que os pousos fossem redirecionados para outros aeroportos, em condições de pista molhada. O MPF considerou que a então diretora da Anac, Denise Abreu, “agiu com imprudência” ao liberar a pista do aeroporto de Congonhas, a partir de 29 de junho de 2007, “sem a realização do serviço de ‘grooving’ e sem realizar formalmente uma inspeção, a fim de atestar sua condição operacional em conformidade com os padrões de segurança aeronáutica”.
Disponível em https://g1.globo.com/sao-paulo/ noticia/apos-10-anos-ninguem-foi-condenado-poracidente-da-tam-em-congonhas-sp.ghtml
Pergunta: Existe uma suspeita de que o acidente do voo da TAM aconteceu devido à irregularidade em um serviço de engenharia na pista denominado “grooving”, que é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A