Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Pinhais - PR 2019 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 4 questões

Q1723713 Terapia Ocupacional
O ambiente das creches e pré-escolas pode ser considerado como um campo de vivências e explorações, oferecendo múltiplos recursos e possibilidades para a criança reconhecer objetos, experiências, significado das palavras e expressões, além de ampliar o mundo de sensações e percepções. Em relação às possibilidades de atuação da terapia ocupacional no contexto da educação infantil, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1723726 Terapia Ocupacional
O brincar é tema de diversas pesquisas e estudos envolvendo diferentes disciplinas, como Psicologia, Antropologia, Sociologia, Terapia Ocupacional e outras profissões da saúde. Acerca da relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil, sob a perspectiva das intervenções no campo da Terapia Ocupacional, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I. O brincar deve ser valorizado tendo um fim em si mesmo, não apenas como meio para a criança adquirir habilidades para o futuro, mas como algo que dá significado e prazer no presente. II. É dever do terapeuta escolher a atividade que será realizada antecipadamente. III. A utilização do brincar enquanto recurso terapêutico, comum nos casos de crianças com deficiência grave, na qual o terapeuta ocupacional utiliza o brinquedo como recurso para a criança manusear o objeto, para chamar sua atenção, para distraí-la ou motivá-la não representam o brincar de fato, pois a criança torna-se um ser passivo quando o brincar é utilizado para se conseguir algo da criança, ou até como forma de recompensa. IV. O terapeuta ocupacional deve facilitar o brincar da criança, favorecendo que este seja uma atitude intrinsecamente motivada, internamente controlada e com suspensão da realidade.
Alternativas
Q1723731 Terapia Ocupacional
Crianças com hemimelia congênita são mais resistentes ao uso de prótese que as crianças com amputação traumática. A abordagem do terapeuta ocupacional junto com a equipe multidisciplinar pode ser necessária em diferentes fases: pré e pósoperatória e pré e pós-protética. Dentre os vários critérios que devem ser avaliados em crianças amputadas, assinale a alternativa que contém um desses critérios.
Alternativas
Q1723732 Terapia Ocupacional
Na avaliação da terapia ocupacional com crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral (PC), as três grandes áreas de ocupação de interesse são as atividades da vida diária (AVDs), escola e brincar. Neste raciocínio, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I. O Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (Pediatric Evaluation of Disability Inventory- PEDI), é um dos instrumentos tradicionalmente utilizados na prática clínica e em investigações científicas para avaliação de AVDs, sob o ponto de vista de desempenho e assistência recebida. II. Na escola, a avaliação do terapeuta ocupacional considera a participação da criança/adolescente em atividades acadêmicas e atividades não acadêmicas. III. Um dos instrumentos padronizados comumente utilizado na avaliação da participação da criança na escola é a Avaliação da Função Escolar (School Function Assessment – SFA). IV. A avaliação de como a criança brinca fornece informações importantes relacionadas às competências cognitivas, motoras ou sociais.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D