Questões de Concurso Público Prefeitura de Mandaguari - PR 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 4 questões

Q1614637 Enfermagem
Em 07 de Julho de 2011 o Ministério da Saúde Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS).
Diante desta Portaria, atribua V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmativas abaixo e assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:

( ) A ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção constitui-se uma das diretrizes da Rede de Atenção às Urgências.

( ) A Rede de Atenção às Urgências priorizará as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica.

( ) Componentes como Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde ficam ligados apenas ao atendimento de atenção primária, haja visto que Atenção às Urgências trata-se apenas do pós atendimento ao paciente ou vítima.

( ) A Rede de Atenção às Urgências é constituída também pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências.

( ) A Rede de Atenção às Urgências possui como uma de suas diretrizes a atuação territorial, definição e organização das regiões de saúde e das redes de atenção a partir das necessidades de saúde destas populações, seus riscos e vulnerabilidades específicas.
Alternativas
Q1614638 Enfermagem
O Ministério da Saúde, através do Ministro de Estado da Saúde, institui a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. Baseados nesta Política, assinale a alternativa CORRETA:

I – Esta Política trata-se da Portaria nº 1863, de 29 de setembro 2003.

II – Esta Portaria é instituída considerando a necessidade de estruturar uma rede de serviços regionalizada e hierarquizada de cuidados integrais às urgências, de qualquer complexidade ou gravidade, desconcentrando a atenção efetuada exclusivamente pelos prontos-socorros.

III – Ela deve ser organizada de forma que garanta a universalidade, equidade e a integralidade no atendimento às urgências clínicas, cirúrgicas, gineco-obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e as relacionadas às causas externas (traumatismos nãointencionais, violências e suicídios).

IV – A referida Portaria deverá utilizar-se de estratégias promocionais de qualidade de vida, buscando identificar os determinantes e condicionantes das urgências e por meio de ações transetoriais de responsabilidade pública, sem excluir as responsabilidades de toda a sociedade.
Alternativas
Q1614642 Enfermagem
A Portaria nº 1.600/2011 reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS). Com base nesta Portaria assinale a alternativa CORRETA.


I - As Redes de Atenção às Urgências contam com a participação e controle social dos usuários sobre os serviços dentre suas diretrizes.

II - Atuação profissional e gestora visando o aprimoramento da qualidade da atenção por meio do desenvolvimento de ações coordenadas, contínuas e que busquem fracionar e particularizar o cuidado em saúde.

III - Articulação interfederativa entre os diversos gestores desenvolvendo atuação solidária, responsável e compartilhada.

IV - Atuação territorial, definição e organização das regiões de saúde e das redes de atenção a partir das necessidades de saúde destas populações, seus riscos e vulnerabilidades específicas.
Alternativas
Q1614643 Enfermagem
Em 29 de setembro de 2003 o Ministério da Saúde divulga a Portaria nº 1.864 que institui o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências, por intermédio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência em municípios e regiões de todo o território brasileiro: SAMU- 192.
Assinale a alternativa que traz um texto INCORRETO sobre aquilo que aborda esta Portaria.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: D