Questões de Concurso Público Prefeitura de Mandaguari - PR 2019 para Comunicador Social

Foram encontradas 3 questões

Q1644724 Jornalismo

14. Leia o trecho a seguir:

“O jornalista precisa atualizar-se para estar apto a usar inúmeras mídias que estão à sua disposição e ser capaz de participar ativamente das diversas etapas do processo de produção de notícias, como apurar, pautar, redigir, editar, falar, fotografar, filmar, apresentar, etc. Essa multifunção não diminui a importância social dos jornalistas, pelo contrário, põe em suas mãos mais oportunidades para divulgar informações”

(BARBEIRO, Heródoto. Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas Mídias, 2013)


A partir do texto dado, conclui-se que, segundo o autor:

Alternativas
Q1644728 Jornalismo
“A consolidação das redes sociais, o hiperfluxo de informação, o streaming e a emergência de uma massa conectada pronta para repercutir e compartilhar notícias e histórias, deu ao veículo tradicional um papel cada vez mais dispensável. Mas pede ao repórter, ao fotógrafo, ao designer, ao colunista um papel cada vez mais ativo de oferecer matéria-prima e contexto para o diálogo público.”
(LORENZOTTI, E. Jornalismo do século XXI: o modelo #mídiaNINJA, 2014)
Sobre o texto dado, é CORRETO afirmar que:
I – Por “veículo tradicional” entende-se aqueles precedentes à internet, como televisão, rádio, jornais e revistas. II – Para não ser “dispensável”, o jornalista da era das mídias digitais e da internet precisa se adequar aos novos meios para manter-se no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, exercer sua função de reportar a notícia. III – O papel do jornalista na era da internet é fundamental para servir de filtro entre o que é fato e o que é falso, como no caso das fakenews.


Alternativas
Q1644730 Jornalismo

Evolução é um conceito que também está relacionado ao progresso e à eficiência. No jornalismo pode-se julgar que alguns preceitos não mudam, mas o pensamento a respeito deles são ampliados e clarificados, o que representa certo progresso, enquanto as máquinas colaboram em tese e de fato para que o trabalho profissional seja realizado com mais eficiência. A evolução do jornalismo pode ser tomada em dois aspectos visivelmente empíricos: forma e conteúdo. O papel mais destacado das tecnologias nessas mudanças evolutivas, no que se refere à apuração da informação e tratamento, está relacionado a obtenção de fontes, recolha e checagem de dados – subsídios para a contextualização e registro.

É importante frisar que a democratização do ato de comunicar é o principal atributo das mídias sociais e que elas são encaradas por alguns especialistas em comunicação digital como ameaças à mídia mainstream. O ataque mais contundente é expresso por Andrew Keen ao afirmar que “nossa cultura está se transformando em uma rede de banalidades e desinformação em que qualquer um pode falar o que quiser, sem preocupação com a relevância ou a veracidade das informações.”


(PADILHA, S. C. O webjornalismo mediado pela cultura social. LabCom, 2012, p. 154 e 156)

Leia o texto a seguir e assinale com VERDADEIRO ou FALSO as afirmativas:
(___) Por “alguns preceitos não mudam” incluem-se conceitos basilares do jornalismo, como linguagem clara e objetiva, fontes e checagem de dados. (___) Preceitos “ampliados e clarificados” fazem referência a um jornalismo que se distancia das mídias tradicionais para ser mais superficial e de pouco interesse público. (___) Por “forma” toma-se o modo como a informação é divulgada, já que mídias tradicionais, como TV e rádio, coexistem com novas mídias, como a internet. (___) “Conteúdo” diz respeito ao texto e ao contexto divulgados na forma a que se destina: meios tradicionais ou novas mídias. (___) As mudanças tecnológicas devem questionar a ética dentro do jornalismo, uma vez que a instantaneidade da notícia exige agilidade a qualquer preço.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A