Questões de Concurso Público IF-PR 2019 para Professor - História

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - História |
Q1646447 História
A América Portuguesa foi responsável por receber cerca de 1/3 do comércio total de escravizados africanos do período moderno. Estima-se que entre os séculos XVI e XIX cerca de 4 milhões de africanos aportaram em possessões lusitanas nas Américas, partindo da Costa Leste e da Costa Oeste, de diferentes localizações como por exemplo as Feitorias de Luanda, Benguela e Benin. Quais os países atuais que correspondem àquelas feitorias portuguesas que participaram ativamente dessa brutal relação comercial? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - História |
Q1646451 História
Na Carta Régia 1808, o Príncipe Regente Dom João fez saber o seguinte: “Em primeiro lugar que logo desde o momento em que receberdes esta minha Carta Regia, deveis considerar como principiada a guerra contra estes barbaros Indios: que deveis organizar em corpos aquelles Milicianos de Coritiba e do resto da Capitania de S. Paulo que voluntariamente quizerem armar-se contra elles, e com a menor despeza possivel da minha Real Fazenda, perseguir os mesmos Indios infestadores do meu território” (PRINCIPE, 1808). O objetivo territorial da Carta Régia residia nos Campos de Curitiba e nos Campos de Guarapuava, onde um grande número de indígenas denominados Coroados resistia ao processo de ocupação portuguesa há décadas e, mesmo com uma forte investida contra essas populações, ainda hoje existem terras indígenas no centro-oeste paranaense. Levando em consideração a presença indígena do atual território paranaense, a qual etnia correspondia os Coroados que preocupavam Dom João? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - História |
Q1646456 História
No que tange ao Brasil Colônia, diferentes autores debateram acerca da formação econômica, procurando estabelecer modelos explicativos. O conceito de Plantation, tal como utilizado nos trabalhos de Jacob Gorender, relacionava o desenvolvimento da economia do Brasil colônia baseada no latifúndio de monocultura, em mão-de-obra escrava e voltado para o mercado externo, o que teria praticamente inviabilizado o desenvolvimento de um mercado interno forte. Embora constituísse um modelo explicativo geral, alguns autores passaram a questioná-lo ainda na década de 1980. Assinale a alternativa que indica o conceito e o autor da historiografia nacional do período que ancoraram o debate com Jacob Gorender acerca dos efeitos ou variáveis da Plantation em relação à autonomia dos escravizados:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - História |
Q1646458 História
O processo de conquista-colonização europeia na América não só forjou novos espaços de poder e dominação, como também atuou nas fissuras das relações já estabelecidas e reforçou ideias parcialmente desenvolvidas nas relações de poder entre os próprios povos do continente. Neste sentido, pesquisas apontam que ideias dicotômicas como os povos das “terras altas” dos Andes serem mais desenvolvidos e refinados, e os povos das “terras baixas” na costa leste eram inferiores, “sem fé, sem lei, sem rei” esteve presente em alguns dos primeiros relatos europeus, mas, também foi parcialmente desenvolvido no próprio período anterior à chegada dos europeus. Assinale a alternativa que destaca o processo histórico anterior à conquista-colonização dos povos indígenas que contribuiu para o desenvolvimento desta dicotomia:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D