Questões de Concurso Público E-Paraná Comunicação - PR 2017 para Redator Publicitário

Foram encontradas 6 questões

Q1630750 Comunicação Social
Todo veículo possui características muito diferentes quanto a composição de mensagens publicitárias. Para cada um existem diversas técnicas e recursos que devem ser dominados pelos redatores. O rádio é, talvez, o meio que mais exige do redator. Todos os spots, jingles ou testemunhais exigem imaginação, criatividade e, principalmente, vontade. Para criar com eficiência para o rádio, devemos conhecer os conceitos de criação para esse veículo. Abaixo estão listados quatro conceitos verdadeiros e um falso. Assinale o que não representa um conceito de criação para o rádio:
Alternativas
Q1630751 Comunicação Social
Indiscutível é o alcance e a penetração do Rádio hoje. Pesquisas mostram que a quase totalidade dos lares brasileiros (90%) possui mais de um aparelho receptor de rádio: encontram-se rádios em diferentes formatos e tamanhos, que são ouvidos por homens e mulheres indistintamente, nas diferentes faixas etárias, nos diferentes ambientes e nas mais diversas situações, sem interferir em outras atividades do cotidiano, ou seja, o Rádio participa da vida do brasileiro como nenhum outro meio. A evolução tecnológica tem permitido a integração do Rádio com outros meios, como por exemplo, a Televisão e a Internet. Desta forma o investimento publicitário em rádio poderia trazer um retorno muito satisfatório, porém, a experiência nos mostra que o Rádio ainda precisa conquistar o anunciante e as agências através de profissionalismo mais apurado e criativo, fazendo valer a credibilidade e agilidade informativa do meio além de apropriar-se de seu caráter de estimulante do imaginário. (Gomes, José. A publicidade no rádio).
Com base no texto, analise as proposições sobre a criação de trabalhos eficazes para o rádio:
I - O nome do anunciante nem sempre é importante no rádio. II - A ideia principal precisa ficar muito clara. III - O rádio é um bom meio para a construção da imagem da marca, mas não para fazer uma longa lista de benefícios ou argumentos complexos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1630753 Comunicação Social

A TV não é o monstro que pensamos ser, o grande vilão é a propaganda que, repetida milhões de vezes, cria desejos de consumo desnecessários. ―Claramente as propagandas, hoje, procuram trabalhar com valores, não com a qualidade do produto. São raras as propagandas que cantam as qualidades do produto‖, afirma Yves de La Taille (Professor do Instituto de Psicologia da USP). Hoje, é muito fácil escolher a sua própria programação, o que não escolhemos são as propagandas. Você muda de canal e lá está ela mostrando uma pérfida realidade: se você tomar essa cerveja, a mulher mais bonita será sua, se comprar esse carro, terá sucesso garantido. Se a criança tiver tal brinquedo, terá poderes de super-herói, se a menina tiver tal boneca será a mais bonita e popular.


Analise as informações sobre como manter a atenção dos telespectadores acerca da sua mensagem comercial:


I - Evite o uso de celebridades.

II - Conte uma história com aumento gradual de tensão.

III - Não exagere na emoção. Cada pessoa tem um limite, um sonho individual ou um desejo só seu.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1630761 Comunicação Social
Vamos analisar as características do objetivo da comunicação. Com base no texto abaixo, analise as questões abaixo:
O objetivo da comunicação não é tarefa da criação, mas sim do atendimento, do planejamento, podendo vir do contato com o cliente, sugerido pelo cliente, ou ainda, sugerido pela agência ao cliente. Com o objetivo da comunicação definido, os criativos entram em ação, mas não sem antes abastecerem-se de conhecimento acerca do produto.
De acordo com o texto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta:
I - O problema é transformado em um briefing pela dupla de criação, que depois apontará a solução. II - O briefing apresenta informações que ajudam a traçar um perfil e pontos fortes e fracos que definirão o tipo de campanha. III - Essas informações oferecem um diagnóstico que envolve o mix de marketing.
Alternativas
Q1630762 Comunicação Social

Roberto Correa sentencia:


Cada agência de propaganda tem sua nomenclatura na definição de etapas do processo do briefing de criação. O autor divide todas as informações do que ele chama de estratégia de criação em apenas alguns itens, divididos em dois formatos diferentes. Foi criada uma referência, juntando-os e transformando-os em: promessa básica, justificativa, promessa secundária, apelos visuais, orientação para a criação e imagem desejada.


A partir do texto acima, avalie as questões a seguir sobre a promessa básica.


I - É também denominada proposta básica ou diferencial, sendo o que o produto tem de melhor, de mais relevante.

II - Pode ocorrer de termos mais de uma promessa básica. O ideal, nesse caso, é tratar cada promessa de uma forma diferente.

III - Podemos reunir mais de uma promessa básica em algo novo, que possa transmitir a ideia com mais força.



Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: B
4: B
5: C