Questões de Concurso Público E-Paraná Comunicação - PR 2017 para Locutor

Foram encontradas 12 questões

Q1631026 Jornalismo
A popularização do rádio, enquanto ferramenta tecnológica possui dois fatores preponderantes em sua história. O primeiro deles é o encontro com a música popular, os ritmos nordestinos, o maxixe, as marchinhas de carnaval, e o lançamento de artistas como Carmem Miranda. O segundo é a informação, a exploração da sensorialidade da esfera sonora para gerar comoção e audiência com os ingredientes que o meio possui: a rapidez, a imediaticidade e a linguagem de fácil recepção (In: NOVAIS, Fernando A.; SEVCENKO, Nicolau. História da Vida Privada no Brasil. vol. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.).

Assinale a alternativa correta sobre a história do rádio no Brasil:
Alternativas
Q1631027 Jornalismo
O pesquisador Luiz Artur Ferraretto (2015) argumenta, diante da incursão das novas tecnologias que resultaram no rádio, que olhar para a trajetória do meio, significa registrar três fatores fundamentais em seu desenvolvimento: 1) a acessibilidade em função do baixo custo dos receptores; 2) a possibilidade de escuta enquanto se realiza outras atividades; e 3) a mensagem inclusiva que insere no processo comunicacional pessoas não alfabetizadas. O autor define também, na obra “Rádio, o veículo, a história e a técnica” seis fases de sua periodização. ((In: FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Suzzato, 2001)

Assinale a alternativa incorreta sobre os períodos apontados no desenvolvimento do Rádio.
Alternativas
Q1631028 Jornalismo
O Capítulo V – Da Comunicação Social, presente no Artigo 5° que versa sobre Direitos e Garantias Fundamentais afirma que: “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Analise as afirmações sobre a Constituição de 1988 no que compete à Lei Federal:

I - Compete à Lei Federal regular as diversões e espetáculos públicos, cabendo ao poder público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada.
II - Compete à Lei Federal estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art. 221.
III - Compete à Lei Federal regular os discursos jornalísticos presentes no cotidiano de Rádio e TV, bem, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços.
IV - O artigo, já debatido e regulamentado pelo Congresso Nacional, proíbe a monopolização e oligopolização dos meios de comunicação com conselho regulador.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1631029 Jornalismo
Primeira agência reguladora e fiscalizadora de telecomunicações a ser implantada no Brasil, a Anatel surgiu com o Decreto-Lei 9.472/97, conhecida como a Lei Geral de Telecomunicações. Até então, o Código Brasileiro de Telecomunicações de 1962 regulava os serviços de radiodifusão com alterações em 1963, 1967 e 1988.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as competências da Anatel no serviço de regulação das telecomunicações:
Alternativas
Q1631033 Jornalismo
A Pesquisa realizada pela ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, em conjunto com a Audio.ad, que estuda o mercado e o consumo de rádio tradicional em 2016 revelou dados sobre a presença do meio na internet e áudio digital. No Brasil e em outros países da América Latina, oito em cada dez pessoas escutam a programação pela internet ao menos uma vez na semana. Dos cinco mil entrevistados, 94% escutam áudio digital, seja online ou por streaming. (In: PropMark, www.goo.gl/VBGuwG).
Assinale a alternativa correta sobre a transmissão do rádio via internet:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: A