Questões de Concurso Público E-Paraná Comunicação - PR 2017 para Locutor

Foram encontradas 4 questões

Q1631030 Comunicação Social
O exercício da profissão de Radialista é regulado pela Lei nº 6.615, de 16 de dezembro de 1978, que considera o profissional como empregado de empresa de radiodifusão, na qual exerce funções de administração, produção e técnica da emissora. Já o Código de Ética aponta as relações com a comunidade, com as fontes de informações, transmissões e entre profissionais. Analise as afirmativas Verdadeiras e Falsas sobre o Código de Ética:

( ) O radialista deve lutar pela liberdade de pensamento, de expressão e pelo livre exercício da profissão.
( ) O plágio ou simples imitação de outro profissional em programas de rádio e televisão é prática condenável.
( ) O radialista possui a liberdade de pensamento, expressão e não está sujeito a sanções pela emissão de opiniões no exercício da profissão.
( ) O compromisso primeiro do radialista é com a empresa de comunicação que trabalha, responsável pelo conteúdo veiculado.
( ) O radialista não deve aceitar oferta de trabalho a preço vil, distorcer a verdade para atender a interesses escusos e contrário aos da comunidade.

A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q1631031 Comunicação Social

Segundo o Código de Ética da Radiodifusão, as emissoras defenderão “a forma democrática de governo e, especialmente, a liberdade de imprensa e de expressão do pensamento. Defenderá, igualmente, a unidade política do Brasil, a aproximação e convivência pacífica com a comunidade internacional e os princípios da boa educação moral e cívica”:


A quem cabe julgar os processos e disposições disciplinares, segundo o Código?


Alternativas
Q1631032 Comunicação Social
A mesa de som é um dos principais componentes na operação de um estúdio de uma emissora de rádio. Nesse sistema, é possível misturar e controlar os sinais, equilibrar volumes e estabelecer conexões entre canais para garantir uma transmissão de qualidade. Existem hoje no mercado mesas genéricas com volumes e controladores mais comuns, assim como aparelhos sofisticados que garantem a automaticidade destes controles. E cada vez mais, os próprios locutores operam as mesas ao mesmo tempo em que apresentam programas ou noticiários:

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os recursos técnicos que a mesa possibilita:
Alternativas
Q1631041 Comunicação Social
Sobre a redação textual para o rádio, analise as afirmativas verdadeiras e falsas:

( ) Quem escreve um texto radiofônico, escreve como qualquer outro meio de comunicação, o que não impede a possibilidade de improviso na locução.
( ) Todo o redator deve ler seu texto em voz alta para testar a sonoridade do discurso, descobrindo possíveis erros de concordância, cacofonias, aliterações, repetições e rimas.
( ) O ouvinte não tem uma segunda chance para compreender a mensagem, logo é preciso deixar de lado palavras difíceis, evitando palavras técnicas e estrangeirismos.
( ) O texto do rádio pode ser simples e incisivo, mas necessita de explicação ampliada sem arredondar numéricos ou quantidades.
( ) Recomenda-se o uso de frases em ordem direta (sujeito, verbo e predicado) e quando não houver um sinônimo adequado, deve-se repetir a palavra.

A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: A