Questões de Concurso Público SAD-MS 2021 para Professor - Língua Portuguesa
Foram encontradas 2 questões
Q2012655
Português
Leia o texto "Arte de infantilizar formigas",
do escritor sul-mato-grossense Manoel de
Barros:
As coisas tinham para nós uma desutilidade poética. Nos fundos do quintal era riquíssimo o nosso dessaber. A gente inventou um truque pra fabricar brinquedos com palavras. O truque era só virar bocó. Como dizer: Eu pendurei um bentivi no Sol. O que disse Bugrinha: Por dentro de nossa casa passava um rio inventado. O que nosso avô falou: O olho do gafanhoto é sem princípios. Mano Preto perguntava: Será que fizeram o beija-flor diminuído só para ele voar parado? As distâncias somavam a gente para menos. O pai campeava campeava. A mãe faia velas. Meu irmão cangava sapos. Bugrinha batia com uma vara no corpo do sapo e ele virava uma pedra.
É comum coexistirem sequências tipológicas na construção de um gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se evidenciam na organização temática são:
As coisas tinham para nós uma desutilidade poética. Nos fundos do quintal era riquíssimo o nosso dessaber. A gente inventou um truque pra fabricar brinquedos com palavras. O truque era só virar bocó. Como dizer: Eu pendurei um bentivi no Sol. O que disse Bugrinha: Por dentro de nossa casa passava um rio inventado. O que nosso avô falou: O olho do gafanhoto é sem princípios. Mano Preto perguntava: Será que fizeram o beija-flor diminuído só para ele voar parado? As distâncias somavam a gente para menos. O pai campeava campeava. A mãe faia velas. Meu irmão cangava sapos. Bugrinha batia com uma vara no corpo do sapo e ele virava uma pedra.
É comum coexistirem sequências tipológicas na construção de um gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se evidenciam na organização temática são:
Q2012658
Português
Na minha vila, a única vila do mundo, as
mulheres sonhavam com vestidos novos para
saírem. Para serem abraçadas pela felicidade. A
mim, quando me deram a saia de rodar, eu me
tranquei em casa. Mais que fechada, me apurei
invisível, eternamente nocturna. Nasci para
cozinha, pano e pranto. Ensinaram-me tanta
vergonha em sentir prazer, que acabei sentindo
prazer em ter vergonha. Belezas eram para as
.mulheres de fora. Elas desencobriam as pernas
para maravilhações.[...] Estava tão habituada a
não ter motivo, que me enrolei no velho sofá.
Olhei a janela e esperei que, como uma doença
que passa, a noite passasse. No dia seguinte, as
outras chegariam e me falariam do baile, das
lembranças cheias de riso matreiro. E nem inveja
sentiria. Mais que o dia seguinte, eu espera pela
vida seguinte.
A escrita de Mia Couto tem base em histórias de vida com um discurso ideológico e social. Em suas narrativas estão inseridos os costumes moçambicanos, a cultura e outras noções. Considere a leitura do fragmento de "A saia almarrotada" e assinale a alternativa correta em relação à condição feminina, no excerto.
Em relação à linguagem empregada por Mia Couto, no fragmento de "A saia almarrotada", pode-se afirmar que:
A escrita de Mia Couto tem base em histórias de vida com um discurso ideológico e social. Em suas narrativas estão inseridos os costumes moçambicanos, a cultura e outras noções. Considere a leitura do fragmento de "A saia almarrotada" e assinale a alternativa correta em relação à condição feminina, no excerto.
Em relação à linguagem empregada por Mia Couto, no fragmento de "A saia almarrotada", pode-se afirmar que: