Questões de Concurso Público Prefeitura de Parauapebas - PA 2023 para Médico Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Q2304803 Veterinária
Os leucócitos desempenham diferentes funções no organismo do animal e a interpretação de suas concentrações no sangue fornece uma visão sobre os processos potenciais que estejam ocorrendo no paciente. Sobre a interpretação da resposta leucocitária na doença de animais domésticos, analise os itens a seguir.
I - Os principais processos que influenciam a concentração de neutrófilos sanguíneos são: nível de produção, liberação medular, distribuição entre compartimento marginal e circulante, e migração do sangue para os tecidos.
II - A respeito dos compartimentos medulares de neutrófilos versus espécies, bovinos possuem capacidade de reserva mínima e cães possuem capacidade máxima.
III - A leucocitose por neutrofilia com desvio à esquerda é um achado comum e sem relevância clínica.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q2304804 Veterinária
A cólica em equinos é responsável por graves perdas econômicas e, com frequência, pode levar o animal à morte. Sobre esse distúrbio digestivo, analise as alternativas a seguir.
I - Fatores epidemiológicos importantes no aparecimento de cólica em equinos incluem privação de água, estresse associado ao transporte, alterações súbitas na dieta, excessos alimentares, ingestão de corpos estranhos, aerofagia, sablose, enterólitos e vermes.
II - Fêmeas possuem maior predisposição para apresentar quadros de cólica, em virtude da ação dos estrógenos.
III - Infecções parasitárias por Strongylus vulgaris não são consideradas fatores de risco para o surgimento de cólicas em equinos.
IV - Dentre os exames realizados na rotina de atendimento de um equino com cólica, a avaliação do líquido peritoneal ocupa lugar de destaque, pois auxilia o clínico veterinário quanto ao tipo de afecção, presença de peritonite, viabilidade das alças intestinais, severidade da doença, confirmação de ruptura de alças ou gástrica e estabelecimento de prognóstico.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q2304805 Veterinária
Sobre a epidemiologia e controle da Anemia Infecciosa Equina (AIE), analise os itens a seguir.
I - O vírus da AIE é transmitido por insetos hematófagos e via iatrogênica, não sendo transmitido por via transplacentária e pelo colostro ou leite.
II - De acordo com o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, em casos de surtos de AIE, deve-se fazer a interdição da movimentação de equídeos nas propriedades, isolamento de animais suspeitos ou soropositivos, proibição da participação dos equídeos em locais onde haja concentração de animais e eliminação dos comprovadamente positivos.
III - São consideradas formas profiláticas simples, mas eficazes, de controle da AIE exames periódicos para diagnóstico da enfermidade, quarentena para animais recém introduzidos no plantel, manejo sanitário e higiênico dos animais, incluído controle dos vetores carreadores, além de não compartilhamento de fômites e agulhas.
IV - O diagnóstico da AIE é feito por meio dos testes de Imunodifusão em Gel de Agar (IDGA) e Ensaio de Imunoabsorção Enzimática (ELISA). Para a realização desses exames são necessárias amostras de sangue total, podendo este estar refrigerado ou congelado, colhido por um Médico Veterinário e enviado ao laboratório, juntamente com uma resenha atualizada do animal.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q2304806 Veterinária
Sobre a epidemiologia e controle da Tuberculose, analise os itens a seguir.
I - A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa crônica, caracterizada por formações de lesões granulomatosas em vários órgãos e tecidos. Acomete diferentes espécies animais, porém, pelo fato de os bubalinos serem mais rústicos e resistentes, a doença é pouco frequente nesta espécie animal e, quando ocorre, os sinais clínicos são brandos.
II - A via de infecção é a respiratória, não sendo identificada outra porta de entrada do micro-organismo no animal.
III - De acordo com a legislação oficial, por ser considerado um teste de triagem para o diagnóstico de tuberculose, o teste cervical simples pode ser feito em animais de qualquer idade.
IV - O teste cervical comparativo deve ser realizado para a confirmação de animal positivo nos testes de triagem (Teste Cervical Simples e Teste da Prega Caudal). Além disso, é o teste de escolha para rebanhos bubalinos.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q2304807 Veterinária
Sobre a epidemiologia e controle da Brucelose, analise os itens a seguir.
I - Em bovídeos, a principal porta de entrada é a mucosa orofaringeana.
II - Brucella melitensis, Brucella suis, Brucella abortus e Brucella canis apresentam importância clínico-epidemiológica para animais e são consideradas patogênicas para humanos.
III - De acordo com a legislação oficial, por ser considerado um teste de triagem para o diagnóstico de brucelose, o teste do 2-Mercapto Etanol pode ser feito em fêmeas bovinas de qualquer idade.
IV - De acordo com a legislação oficial, fêmeas bovinas não vacinadas ou vacinadas com a RB51 devem ser testadas com idade igual ou superior a 8 meses de idade.

Está(ão) correta(s) 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: C