Questões de Concurso Público Prefeitura de Marabá - PA 2019 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 5 questões

Q1631692 Terapia Ocupacional
K. F. G., sexo feminino, 76 anos, veio encaminhada de um hospital de atendimento primário com história de rebaixamento súbito do nível da consciência, com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico – AVE. Ao exame de entrada, a paciente apresentava-se do ponto de vista clínico com hipertensão arterial. O exame neurológico revelou desvio do olhar conjugado para direita, resposta motora ausente em hemicorpo esquerdo, localizava à dor no dimídio direito, paresia facial central direita. Reflexo cutâneo-plantar sem resposta à esquerda, em flexão à direita. Apresentava assimetria de reflexos comparando-se os hemicorpos. Os familiares relataram antecedente pessoal da paciente de hipertensão arterial de controle irregular. Sobre o AVE e a atuação do terapeuta ocupacional na reabilitação do usuário com sequelas de AVE, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1631693 Terapia Ocupacional
Sobre a doença de Parkinson e a atuação do terapeuta ocupacional junto ao paciente acometido por ela é INCORRETO afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631694 Terapia Ocupacional
A Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA, é uma doença fatal e o paciente tem expectativa de vida de quatro anos após o diagnóstico. A principal causa de óbito é a insuficiência respiratória, geralmente associada à disfagia com bronco-aspiração. Sobre a atuação do terapeuta ocupacional junto ao indivíduo com sequela de ELA é INCORRETO afirmar o seguinte:]
Alternativas
Q1631695 Terapia Ocupacional
Paciente hipertenso de 50 anos, procedente do Município de Cametá, é encaminhado para a unidade de pronto atendimento de Belém com diagnóstico de traumatismo crânio-encefálico – TCE – devido a queda de uma palmeira de açaí, a uma altura de 3 metros. Acompanhantes relataram inconsciência de duração menor que 3 minutos no local e negaram a ocorrência de uma crise convulsiva. O paciente foi encaminhado para hospital local com alteração do nível de consciência, confusão mental e vômitos. Deu entrada neste serviço em regular estado geral, rebaixamento do nível de consciência e em Glasgow 11 (AO: 3 – RV: 2 – RM: 6). Nega alergias medicamentosas e não soube informar de quais medicamentos faz uso contínuo. Sobre o TCE e a atuação do terapeuta ocupacional junto ao paciente com sequela de TCE é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Q1631698 Terapia Ocupacional
R.P.M., de 10 anos, apresenta hidrocefalia com derivação ventrículo-peritoneal – DVP –, mielomeningocele, bexiga neurogênica e paralisia nos membros inferiores – MMII. Aos 30 dias de vida foi submetido a cirurgia da mielomeningocele e aos 8 meses, cirurgia para hidrocefalia. No ano de 2016, fez cirurgia de correção dos pés (tendões de aquiles), no entanto, evoluiu sem prognóstico de marcha. Atualmente, foram diagnosticados insuficiência renal sem controle dos esfíncteres, escoliose e hiperlordose. Com relação a hidrocefalia, a mielomeningocele e a atuação terapêutica ocupacional, considerando o caso clínico descrito, é INCORRETO afirmar o seguinte:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: D