Questões de Concurso Público Prefeitura de Morro da Garça - MG 2025 para Cargos de Nível Fundamental Completo

Foram encontradas 3 questões

Q3465693 História
Há muito tempo o continente americano já era habitado. Alguns habitantes dominavam o litoral desde Iguape, no estado de São Paulo, até a costa do Ceará. Além disso ocupavam áreas do interior acompanhando os rios. A base da alimentação era o milho e a mandioca, que era utilizada para produzir comidas como a tapioca, o polvilho e a farinha.

A qual grupo social o texto se refere?
Alternativas
Q3465696 História
No final do século quinze, teve início a escravidão comercial e o tráfico negreiro. O tráfico de escravos movimentou portos da América do Sul, como os do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Nos portos, os escravos eram vendidos para novos senhores, que os levavam para o trabalho forçado em suas propriedades. A partir de seus conhecimentos acerca da formação social do Brasil, faça a CORRETA associação entre a segunda coluna e a primeira. 

1. Navio negreiro
2. Acarajé
3. Capitão-do-mato
4. Feitor

( ) Era um fiscal dos escravos que trabalhavam no campo e na mineração.
( ) Era um funcionário que prendia e devolvia os escravos fugidos aos seus senhores.
( ) Era uma embarcação em cujo porão o espaço era apertado e o calor quase insuportável.
( ) É um prato que se tornou tradição, cujo nome e receita estão associados ao candomblé.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q3465698 História
Foi um período que coincidiu com o início da Guerra Fria, quando o governo brasileiro optou por aliar-se declaradamente aos Estados Unidos, rompendo relações diplomáticas com a União Soviética. Com a aprovação do poder Legislativo, cassou-se o registro do Partido Comunista e aprovou-se uma nova Constituição. Qual das alternativas a seguir está de acordo com o período histórico retratado? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E