Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores de Guanhães - MG 2022 para Técnico em Patologia

Foram encontradas 4 questões

Q2026233 Biomedicina - Análises Clínicas
A espectrofotometria é uma metodologia para análise laboratorial que permite a quantificação de determinados compostos (denominados analitos) em matrizes biológicas (as diversas amostras como, por exemplo, sangue total, plasma, soro, urina, entre outras). Considerando que são empregados reagentes enzimáticos colorimétricos para a realização de exames bioquímicos por essa técnica, analise as afirmativas a seguir:

I - A “amostra teste” ao desenvolver, durante a análise, uma coloração mais forte que a amostra padrão significa que a concentração da “amostra teste” é maior que a concentração da amostra padrão. II - A absorbância de uma determinada amostra é proporcional à sua concentração considerando que, na espectrofotometria, os ensaios colorimétricos seguem a Lei de Lambert e Beer. III - A amostra padrão, também denominada solução padrão, corresponde a uma solução de concentração desconhecida que tem a finalidade de calibrar o equipamento para a análise bioquímica.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2026235 Biomedicina - Análises Clínicas
O organismo humano é constituído por diversos tipos de tecidos com funções especializadas para a perfeita homeostase do metabolismo celular. É de extrema importância que o profissional da área da saúde tenha conhecimentos gerais sobre as funções celulares pois, em vários momentos da atividade laboratorial, são requisitados tais conhecimentos para a execução de procedimentos técnicos.
Considerando que o tecido sanguíneo é uma matriz biológica fluida, constituída de água, eletrólitos e de elementos figurados, é possível inferir que:

I - A parte líquida do sangue, nas análises laboratoriais, após a centrifugação, com o uso de anticoagulante é denominada de plasma sanguíneo. II - A parte celular do sangue responsável pelas trocas gasosas e nutrição tecidual de oxigênio é representada pelos eritrócitos. III - A parte celular do sangue responsável pelas defesas do organismo contra antígenos é representada pelos glóbulos brancos, denominados leucócitos.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2026236 Biomedicina - Análises Clínicas
O sistema hematopoiético tem a função importante de produzir as células sanguíneas, processo que ocorre na medula óssea e tem a finalidade de manter em equilíbrio a produção de todas as linhagens celulares do sangue: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. Tendo como foco a leucopoese, processo pelo qual são produzidos os leucócitos, analise as afirmativas a seguir:

I - Os neutrófilos segmentados são glóbulos brancos responsáveis pela proteção do organismo e são encontrados em concentração elevada, geralmente em processos infecciosos de causa bacteriana. II - Os eosinófilos são glóbulos brancos responsáveis pela proteção do organismo e tem sua produção aumentada, geralmente na ocorrência de infecção parasitária e/ou em processos alérgicos. III - Os bastonetes são células jovens, em geral, pouco visualizadas em sangue periférico, especialmente na ocorrência de infecções bacterianas agudas. IV - Os eritrócitos são células sanguíneas, da mesma linhagem dos leucócitos, responsáveis pela defesa do organismo frente aos microrganismos, bactérias, vírus, fungos e outros diversos tipos de antígenos. V - Os megacariócitos são fragmentos celulares, denominados plaquetas, responsáveis pela maturação dos leucócitos em condições patológicas.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas 
Alternativas
Q2026242 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia os trechos a seguir, extraídos de procedimentos operacionais padrão dos métodos de análise parasitológicos, para responder a essa questão.


I - Preparar uma suspensão de 1 parte de fezes, para aproximadamente 10 partes de água; filtrar para um cálice de sedimentação, usando gaze dobrada 4 vezes; acrescentar mais água até que o nível líquido fique a aproximadamente 2 cm da borda do cálice; deixar sedimentar, no mínimo, por 2 horas; e executar a leitura do sedimento entre lâmina e lamínula. II - Colocar cerca de 3g a 4g de fezes no centro de um quadrilátero de gaze, previamente dobrada 4 vezes; unir as pontas da gaze em diagonal e fixar o conjunto na borda de um cálice de sedimentação com o auxílio de um "clips" para papel; colocar água à temperatura de 40 a 42 graus centígrados pelas paredes do cálice, de forma que as fezes fiquem parcialmente submersas; deixar em repouso por 1 hora; retirar, com uma pipeta, uma amostra do líquido do fundo do cálice; e examiná-la. III - Preparar uma suspensão de fezes em solução saturada de cloreto de sódio na proporção de 1:10; filtrar, em gaze dobrada 4 vezes, para um tubo de Wassermann, até bem próximo da borda; com uma pipeta ou contagotas, acrescentar mais solução até a formação de um menisco positivo; colocar uma lamínula sobre o tubo, de forma que entre em contato com o líquido; deixar em repouso por 5 a 10 minutos; transferir a lamínula para uma lâmina com uma gota de lugol; e examinar.

Fonte: MACEDO, H. W. Exame parasitológico de fezes. Universidade Federal Fluminense. Niterói – RJ, 2010. Disponível em: https://www.professores.uff.br/yaraadami/wp-content/uploads/sites/155/2017/10/ApostEPF2010_R1.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.

Os métodos parasitológicos em I, II e III correspondem, respectivamente, ao
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: C