Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores de Guanhães - MG 2022 para Farmacêutico

Foram encontradas 3 questões

Q2018907 Farmácia
Os medicamentos são ferramentas importantes nas mãos dos profissionais de saúde. Uma vez diagnosticada anormalidades no organismo humano, seja uma desordem metabólica, carência nutricional, distúrbio hidroeletrolítico, seja provocado por agentes infecciosos, os fármacos são utilizados como recurso essencial à manutenção, recuperação e promoção da saúde humana. Dependendo do problema de saúde detectado, os medicamentos são prescritos com o objetivo de resolução do quadro patológico apresentado, diminuindo os agravos em saúde e amenizando o sofrimento do indivíduo enquanto paciente. Suponha que três pacientes X, Y e Z, em atendimento médico, tiveram as seguintes prescrições: paciente X – losartana potássica 50 mg (1x/dia, pela manhã – uso contínuo); paciente Y – amoxicilina 500 mg (3x/dia, por 10 dias) e paciente Z – dipirona 500mg (1000 mg de 12/12 h, se sentir dor).

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Aula Farmacoterapia. Montes Claros-MG, 2020.
Atente-se às prescrições dos pacientes X, Y e Z e suas respectivas posologias descritas no texto. Em seguida, leia atentamente as asserções abaixo que relata como os pacientes estão fazendo a administração dos seus medicamentos, durante o tratamento medicamentoso.
I - Paciente X relata tomar 1 comprimido de losartana 50 mg no seguinte horário: 8h. II - Paciente Y relata tomar 1 comprimido de amoxicilina 500 mg nos seguintes horários: 7h, 15h e 23h. III - Paciente Z relata tomar 1 comprimido de dipirona 500 mg nos seguintes horários: 9h e 21h.
Diante do exposto, pode-se afirmar que quais pacientes estão realizando corretamente a administração do medicamento? 
Alternativas
Q2018908 Farmácia
Um farmacêutico deve estar apto para a realização de cálculos farmacêuticos que envolvem diluições, cálculos de doses, soluções aquosas, suspensões, entre outras. A correta manipulação implica a administração correta dos medicamentos e, consequentemente, proporciona segurança ao paciente, evitando intercorrências na farmacoterapia. Leia o texto a seguir sobre a manipulação de solução aquosa glicosada para utilização via intravenosa.

Um farmacêutico precisou manipular a seguinte solução aquosa para uso intravenoso, em uma central de diluição: 500 ml de solução glicosada a 5% (v/v), a partir de uma solução glicosada a 50% (v/v). Procedeu aos cálculos farmacêuticos e chegou à conclusão de que necessitaria de 25 g de glicose para o preparo de sua solução e que conseguiria esses 25g de glicose utilizando 50 ml de solução glicosada a 50%, completando, posteriormente, a solução com volume de água q.s.p (quantidade suficiente para) 500 ml.

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Farmácia Hospitalar. Material didático cálculos farmacêuticos, 2020.
Diante do exposto, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q2018912 Farmácia
A via utilizada para a administração dos fármacos no organismo leva em consideração as condições de saúde do paciente, custo benefício, segurança; toxicidade, estados de consciência; urgência de atendimento médico, entre outras. É provável que a administração de fármacos seja escolhida para atender às necessidades individuais e condições patológicas apresentadas pelo paciente para melhor resposta ao tratamento farmacológico.

ALVARENGA, Felipe Queiroz. Farmacoterapia. Vias de administração de fármaco. Aula Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, 2019. 
A seguir, são descritas algumas situações reais em que há necessidade de se administrar medicamentos para cada uma das condições de saúde apresentada, a saber: I - Paciente traqueostomizado, com impossibilidade de deglutição, necessitando fazer administração de analgésico parenteral. II - Paciente consciente, orientado e sem quadro de disfagia, necessitando fazer uso de medicação anti-inflamatória por via não invasiva, enteral e de baixo custo. III - Paciente apresenta ferida em membro inferior esquerdo, necessitando fazer uso de pomada antimicrobiana na área lesionada.
Considerando as condições impostas em cada uma das situações descritas em I, II e III, as vias de administração mais recomendas para cada um dos pacientes são, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E