Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores de Guanhães - MG 2022 para Farmacêutico

Foram encontradas 3 questões

Q2018910 Farmácia
[...] Existem diferenças farmacocinéticas entre tartarato de metoprolol e succinato de metoprolol. Metoprolol é administrado por via oral ou intravenosa (como tartarato). Comprimidos de liberação modificada usualmente contém o tartarato ou o succinato de metoprolol, mas o fumarato também é utilizado nesta forma. As doses são usualmente expressas em termos de tartarato de metoprolol (95 mg de fumarato ou succinato de metoprolol equivalem a cerca de 100 mg de tartarato de metoprolol). O succinato de metoprolol, na forma de comprimido de liberação prolongada, apresenta biodisponibilidade de 77% após administração por via oral, em relação à formulação de liberação imediata. O tartarato de metoprolol apresenta biodisponibilidade de 50% após administração de uma dose por via oral. O succinato de metoprolol possui meia-vida de eliminação de 9 a 7 horas.

Fonte: CRFMG. CFF divulga nota técnica sobre o metoprolol. Farmácia Revista. 40. ed., mar. e abr. 2014. Adaptado. Disponível em: https://www.crfmg.org.br/farmaciarevista/40/CFF-divulga-nota-tecnica-sobre-o-metoprolol. Acesso em: 22 out. 2020. 
Considerando as características dos princípios ativos mencionados no texto, pode-se afirmar que suas diferenças farmacocinéticas vão resultar em 
Alternativas
Q2018912 Farmácia
A via utilizada para a administração dos fármacos no organismo leva em consideração as condições de saúde do paciente, custo benefício, segurança; toxicidade, estados de consciência; urgência de atendimento médico, entre outras. É provável que a administração de fármacos seja escolhida para atender às necessidades individuais e condições patológicas apresentadas pelo paciente para melhor resposta ao tratamento farmacológico.

ALVARENGA, Felipe Queiroz. Farmacoterapia. Vias de administração de fármaco. Aula Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, 2019. 
A seguir, são descritas algumas situações reais em que há necessidade de se administrar medicamentos para cada uma das condições de saúde apresentada, a saber: I - Paciente traqueostomizado, com impossibilidade de deglutição, necessitando fazer administração de analgésico parenteral. II - Paciente consciente, orientado e sem quadro de disfagia, necessitando fazer uso de medicação anti-inflamatória por via não invasiva, enteral e de baixo custo. III - Paciente apresenta ferida em membro inferior esquerdo, necessitando fazer uso de pomada antimicrobiana na área lesionada.
Considerando as condições impostas em cada uma das situações descritas em I, II e III, as vias de administração mais recomendas para cada um dos pacientes são, respectivamente:
Alternativas
Q2018913 Farmácia
Paciente F. Q. A, 37 anos, sobrepeso, sexo masculino, portador de hipertensão arterial sistêmica há 3 anos, queixase de dores de cabeça e cansaço constantes, atribuindo esses sintomas ao descontrole pressórico, ansiedade aguda por adaptações em sua rotina que o desestabilizou emocionalmente. Relata uso dos seguintes medicamentos, conforme a prescrição abaixo:
1) Losartana potássica – comprimido 50 mg ---------------------------- 1 vez ao dia (8h) 2) Metformina XR – comprimido 500 mg -------------------------------- 1 vez ao dia (20h, durante o jantar) 3) Valerimed® – comprimido 50 mg ------------------------------------- 2 vezes ao dia (10h e 22h)
Considerando a prescrição do paciente e os sintomas apresentados por ele, pode-se afirmar que os medicamentos prescritos foram indicados, respectivamente, para qual finalidade e por qual via? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C