Questões de Concurso Público UFPE 2023 para Técnico em Farmácia

Foram encontradas 25 questões

Q2640452 Farmácia

Acerca da representação gráfica abaixo, que pode ser usada para mapear os riscos ocupacionais, em associação com outras metodologias, assinale a alternativa correta.

Obs.: Considere que as cores de cada círculo, ou fração, estão indicadas ao lado de cada círculo, ou fração, com as siglas: AM (amarelo), M (marrom), V (vermelho), Ve (verde).

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2640453 Farmácia

Correlacione as substâncias a seguir com o tipo correto de luva para manuseá-las.

Substâncias:

1) Ácidos e bases fortes, sais, outras soluções aquosas, álcoois.

2) Óleos, graxas, produtos químicos alifáticos, xileno, percloroetileno, tricloroetano.

3) Ácidos oxidantes, anilinas, fenol, éteres glicólicos.

4) Bases, álcoois, soluções aquosas diluídas.

5) Alifáticos, aromáticos, solventes clorados, cetonas (exceto acetona), ésteres, éteres.

Tipos de luva:

1) Luva de neoprene

2) Luva de borracha natural

3) Luva de álcool polivinílico (PVA)

4) Luva de nitrilo

5) Luva de policloreto de vinila (PVC)

A relação correta entre substâncias e tipos de luva é:

Alternativas
Q2640454 Farmácia

Sobre o descarte de insumos e produtos químicos e biológicos, analise as proposições abaixo.

1) Recomenda-se que insumos de elevada toxicidade passem por destruição química, antes do descarte em lixo comum ou no sistema de coleta de esgoto.

2) Soluções aquosas alcalinas diluídas (sem metais pesados) devem ter o pH ajustado entre 6,0 e 8,0 (neutralização), antes de serem descartadas no sistema de coleta de esgoto.

3) Resíduos de amostras de sangue podem ser descartados diretamente no sistema de coleta de esgoto, desde que atendam as regras estabelecidas pelos órgãos ambientais e pelos serviços de saneamento competentes.

4) Resíduos de solventes orgânicos (por exemplo, clorofórmio, acetato de etila, metanol, tolueno e diclorometano) devem ser armazenados conjuntamente em um recipiente de 50L antes de serem encaminhados para recuperação, após o que podem ser reutilizados.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Q2640456 Farmácia

São atribuições do técnico em farmácia em laboratórios de produção e controle de medicamentos, de ensino e de pesquisa:

1) gerenciar as atividades de produção de medicamentos e de controle de qualidade de medicamentos, o que inclui responsabilidade técnica em ambas as atividades;

2) controlar condições de armazenamento e prazos de validade de produtos e matérias-primas farmacêuticas;

3) operar equipamentos e acessórios de laboratório, preparar soluções e dosagens em trabalhos experimentais, e realizar os principais cálculos referentes às formas e apresentações farmacêuticas;

4) planejar e desenvolver novas atividades teórico-práticas na área do conhecimento das Ciências Farmacêuticas.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Q2640457 Farmácia

Uma forma farmacêutica com massa total de 400mg contém 300,01mg do princípio ativo 1; 0,00350mg do princípio ativo 2; 0,508x102 mg do princípio ativo 3 e excipientes. Quantos algarismos significativos devem estar presentes na massa de excipientes adicionada a essa formulação?

Alternativas
Q2640458 Farmácia

Quantos mililitros de (a) metanol, (b) etanol, (c) isopropanol e (d) hidróxido de amônia devem ser empregados para preparar 250ml de uma mistura homogênea de (a), (b), (c) e (d), na proporção de 55:25:12,5:7,5, respectivamente?

Alternativas
Q2640459 Farmácia

Analise o experimento abaixo.

1. Pesar 0,0250kg das partes aéreas de um material vegetal seco e previamente triturado [com tamanho aproximado de 2x10-3m x 2x10-3m];

2. Extrair o composto de interesse farmacológico com 0,5dl de um solvente orgânico extrator;

3. Agitar a mistura heterogênea a 25ºC por 1800s com o auxílio de um banho de ultrassom [com capacidade para 1m3 de água];

4. Filtrar o extrato.

Acerca do sistema internacional de medidas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2640461 Farmácia

Qual massa de Glicose-D Monohidratada (Dextrose) p.a. e Cloreto de Sódio p.a. devem ser pesados para preparar ½ L de solução injetável glicofisiológica contendo Glicose a 5% + Cloreto de sódio a 0,9%?

Alternativas
Q2640462 Farmácia

Quantos mililitros, aproximadamente, de ácido clorídrico (HCl) devem ser medidos para preparar 500ml de uma solução de ácido clorídrico 0,5M? Considere HCl p.a. a 36%; peso molecular = 36,5g/mol; densidade = 1,18g/cm³.

Alternativas
Q2640464 Farmácia

Quais massas são necessárias para o preparo de 80g de um creme hidratante para psoríase com 10% de ureia e 2% de ácido salicílico?

Alternativas
Q2640465 Farmácia

Sobre a interpretação das abreviações e símbolos usados na prescrição médica abaixo, assinale a alternativa correta.

DATA

ITEM

MEDICAMENTO

DOSE

VIA

FREQUÊNCIA

HORÁRIO

01/01

1

SF 0,9% (Bolsa Sistema

Fechado 1L) em 24h


EV






2

Captopril 50mg cp (se PDA ≥

60mmHg)


VO


20


8


3

AAS 100mg cp

½ cp


2xdia




02/01

4

MgSO4 10% 0,02L

7gts/min







5

Insulina NPH 100UI/mL AMP

10mL


SC

6/6h





Alternativas
Q2640466 Farmácia

O antimicrobiano Cefalotina, disponível como frasco-ampola com 1g, foi prescrito para um paciente com 25kg, admitido no setor de pediatria de uma unidade hospitalar. A prescrição médica indica o uso de 20mg/kg a cada 6h, durante 5 dias. Nesse contexto, quantos frascos-ampola serão necessários para o tratamento completo do paciente? Considere que a estabilidade do medicamento é mantida por 48h, após reconstituição.

Alternativas
Q2640468 Farmácia

Acerca das atribuições do técnico em farmácia na dispensação de medicamentos, analise as proposições a seguir.

1) Na ausência do farmacêutico responsável técnico, ou substituto, o técnico em farmácia não pode dispensar medicamentos com retenção de receita ou sujeitos ao regime especial de controle.

2) A dispensação de medicamentos sem retenção de receita pode ser feita pelo técnico em farmácia em caráter excepcional e temporário sem assistência do farmacêutico responsável técnico, ou substituto, por um período de até 30 (trinta) dias, a contar da data de afastamento do farmacêutico responsável técnico ou substituto.

3) O técnico em farmácia deve interpretar as prescrições de medicamentos, separar e entregar os produtos solicitados, sob a supervisão do farmacêutico.

4) A presença do farmacêutico responsável técnico e do técnico em farmácia é obrigatória durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Q2640470 Farmácia

Acerca do metabolismo de fármacos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2640471 Farmácia

Analise a ilustração a seguir, acerca do efeito do pH urinário na eliminação renal de determinado fármaco, e assinale a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2640472 Farmácia

Acerca da relação dose x resposta de determinado fármaco, analise o trecho e as proposições a seguir.

“Doses na faixa de 300 a 1.800mg/dia são clinicamente eficazes quando as concentrações plasmáticas do fármaco estão entre 0,6 e 1,2mmol/l; acima de 1,5mmol/l, vários efeitos adversos são observados”.

1) A resposta do fármaco em concentrações plasmáticas abaixo de 0,6mmol/L é subterapêutica.

2) O aumento da dose é uma estratégia segura para aumentar a duração de ação do fármaco.

3) Após o início da resposta, sua intensidade aumenta à medida que o fármaco é absorvido e distribuído; diminui à medida que é eliminado; e desaparece quando a concentração plasmática está acima de 1,5mmol/l.

4) A duração da ação desse fármaco é determinada pelo período de tempo em que a sua concentração plasmática permanece acima de 0,6mmol/L.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Q2640480 Farmácia

Em uma prescrição médica, lê-se: “Uso externo. Aplicar nas áreas afetadas 4 vezes ao dia”. Neste caso, qual a indicação da via de administração?

Alternativas
Q2640488 Farmácia

Acerca do esquema posológico de medicamentos, analise as proposições abaixo.

1) A escolha do medicamento deve considerar sua eficácia, os riscos de efeitos adversos, a tolerância, outros medicamentos em uso e o custo.

2) A escolha da via de administração deve considerar a sua integridade, a natureza do medicamento, o tipo de via (se é local ou sistêmica) e a velocidade de início da ação desejada.

3) A escolha da dose deve considerar a idade, o sexo, o peso, a função renal e hepática do paciente.

4) O intervalo entre as doses deve garantir que os níveis séricos do composto farmacologicamente ativo se mantenham na “janela terapêutica”.

Estão corretas:

Alternativas
Q2640495 Farmácia

Formulações em gel ou creme com ácido azelaico são facilmente encontradas nas farmácias e drogarias. Qual a correta classificação desses medicamentos, comercializados como medicamentos isentos de prescrição?

Alternativas
Q2640497 Farmácia

Analise as diferentes apresentações comerciais de medicamentos descritas a seguir e assinale a alternativa que indica uma forma farmacêutica líquida.

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: C
5: C
6: E
7: B
8: E
9: B
10: C
11: A
12: D
13: A
14: B
15: B
16: E
17: D
18: E
19: C
20: B