Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmital - PR 2026 para Professor Intérprete de Libras

Foram encontradas 8 questões

Q4099184 Libras
De acordo com a Lei nº 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais - Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA sobre a Libras: 
Alternativas
Q4099186 Libras
Em relação aos parâmetros fonológicos da Libras, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA:
Alternativas
Q4099187 Libras
O Decreto nº 5.626/2005 estabelece diretrizes para a educação bilíngue de pessoas surdas. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse modelo educacional:
Alternativas
Q4099188 Libras
Sobre as atribuições e a ética profissional do intérprete educacional de Libras, analise as afirmações e assinale a sequência correta:
()I-O intérprete educacional de Libras deve manter sigilo sobre as informações obtidas no exercício da função, salvo determinação legal em contrário.
()II-A fidelidade ao discurso original - sem omissões, acréscimos ou distorções de sentido - é princípio ético fundamental do intérprete de Libras.
() III - Cabe ao intérprete educacional de Libras opinar sobre o conteúdo ministrado pelo professor e interferir diretamente no processo pedagógico, suprindo eventuais lacunas do docente.
() IV-O intérprete de Libras deve atuar com imparcialidade, abstendo-se de emitir opiniões pessoais ou tomar partido durante o processo de interpretação.
Alternativas
Q4099190 Libras
Sobre a identidade e a cultura surda, no contexto dos Deaf Studies e da perspectiva socioantropológica da surdez, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q4099191 Libras
 Sobre os aspectos históricos da educação de pessoas surdas no Brasil e no mundo, analise as afirmações e assinale a sequência correta:
( )I—ОCongresso de Milão (1880) foi um marco na defesa do bilinguismo, reconhecendo a língua de sinais como principal método de instrução para surdos.
( ) II — О método oralista buscava fazer com que os surdos desenvolvessem a fala e a leitura labial, proibindo ou desestimulando o uso das línguas de sinais.
( ) III — A Comunicação Total foi uma abordagem que defendia o uso combinado de sinais, fala, leitura labial, gestos e outros recursos para facilitar a comunicação com pessoas surdas.
()IV-O bilinguismo na educação de surdos defende que a língua de sinais deve ser a primeira língua do surdo, sendo a língua oral/escrita ensinada como segunda língua.
Alternativas
Q4099192 Libras
A datilologia (soletração manual) é um recurso utilizado em Libras. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o papel e o uso da datilologia na comunicação em Libras: 
Alternativas
Q4099193 Libras
As tecnologias assistivas para pessoas surdas visam ampliar a comunicação, o acesso à informação e a participação social. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma tecnologia assistiva de comunicação ou acessibilidade para pessoas surdas: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: A
6: B
7: C
8: C