Questões de Concurso Público Prefeitura de São João do Rio do Peixe - PB 2025 para Enfermeiro EMAD
Foram encontradas 8 questões
Considerando o quadro clínico descrito e os princípios da assistência de enfermagem ao paciente queimado, assinale a alternativa CORRETA:
I. Compete exclusivamente ao COFEN apreciar e julgar, em grau de recurso, as decisões tomadas pelos CORENs, bem como normatizar e expedir instruções para garantir a uniformidade de procedimentos em âmbito nacional.
II. Os CORENs têm autonomia para disciplinar o exercício profissional em sua jurisdição, podendo, inclusive, criar novas normas éticzas nacionais.
III. A elaboração e aprovação das contas e da proposta orçamentária anual do Sistema COFEN/COREN é competência exclusiva dos CORENs, cabendo ao COFEN apenas homologar tais decisões.
IV. A expedição da carteira de identidade profissional, documento obrigatório e válido em todo o território nacional, é uma atribuição dos CORENs.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. O enfermeiro, com base em protocolos devidamente instituídos no âmbito da atenção primária, pode realizar prescrição de medicamentos e solicitar exames de rotina relacionados ao controle da HAS e do DM2.
II. Faz parte da consulta de enfermagem a estratificação de risco cardiovascular, avaliação de adesão ao tratamento e planejamento de intervenções educativas voltadas ao autocuidado.
III. A classificação do paciente em estratos de risco (baixa, média ou alta complexidade) é exclusiva do médico, não cabendo ao enfermeiro realizar tal avaliação durante o acompanhamento.
IV. A monitorização de indicadores de saúde, como níveis de pressão arterial, glicemia capilar e adesão ao tratamento, é uma das responsabilidades do enfermeiro na gestão do cuidado de pessoas com HAS e DM2.
V. Em situações de descompensação clínica (hiperglicemia grave ou hipertensão mal controlada), é dever do enfermeiro reconhecer precocemente o quadro e realizar o encaminhamento imediato para avaliação médica.
Assinale a alternativa CORRETA:
Com base nas boas práticas de enfermagem em aleitamento materno e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma das primeiras intervenções de enfermagem deve ser a correção da posição e da pega do bebê ao seio, visando prevenir agravos como ingurgitamento mamário e mastite.
II. Caso a mãe apresente dor persistente durante a amamentação, é recomendável orientar o desmame precoce para evitar maior dano tecidual.
III. A amamentação exclusiva é recomendada até os 6 meses de idade, podendo ser oferecida água, chás e outros líquidos, desde que em pequenas quantidades e com autorização profissional.
IV. É papel da enfermagem realizar ações de educação em saúde, incluindo orientação sobre as vantagens do aleitamento materno, prevenção de problemas mamários e identificação precoce de complicações.
Assinale a alternativa CORRETA:
Considerando os princípios de priorização no suporte à vida, assinale a alternativa que representa a conduta que deve ser realizada em primeiro lugar para garantir a manutenção das funções vitais:
Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre as estratégias e objetivos dessa educação, assinale a alternativa CORRETA: