Questões de Concurso Público Prefeitura de Brejo do Cruz - PB 2025 para Médico Ginecologista e Obstetra
Foram encontradas 14 questões
A doença que o texto faz referência é:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A promoção de saúde busca ampliar o bem-estar e a qualidade de vida da população, indo além do simples tratamento de doenças.
II. A epidemiologia fornece dados essenciais para identificar padrões de ocorrência de doenças e orientar políticas públicas de prevenção e controle.
III. A medicalização deve ser incentivada, pois qualquer condição social ou emocional deve ser tratada como problema médico.
IV. A prevenção de doenças inclui ações que evitam a ocorrência de agravos, identificam fatores de risco e promovem hábitos saudáveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
A respeito do Uso Racional de Medicamentos, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir sobre as relações anatômicas e a irrigação vascular do aparelho reprodutor feminino:
I. O ureter é um marco anatômico crítico durante a histerectomia. Ele cruza superiormente a artéria uterina, em um ponto de referência cirúrgica classicamente conhecido como "ponte sobre o rio".
II. A artéria ovariana é um ramo direto da aorta abdominal, enquanto a artéria uterina é um ramo da artéria ilíaca interna (hipogástrica).
III. O ligamento suspensor do ovário (ou infundíbulopélvico) contém a artéria ovariana e deve ser clampeado e ligado durante a ooferectomia.
IV. A principal sustentação do útero é dada pelos ligamentos redondos, que contêm a maior parte do plexo vascular uterino.
Estão CORRETOS:
Sobre as alterações fisiológicas e consequências clínicas do climatério e menopausa, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA em relação aos conceitos e à fisiopatologia das distopias genitais:
I. O fibroadenoma é a neoplasia benigna mais comum da mama em mulheres jovens, caracterizada por um nódulo sólido, móvel e indolor.
II. O carcinoma vulvar de células escamosas está frequentemente associado à infecção pelo HPV em mulheres mais jovens, enquanto em mulheres idosas está mais relacionado a processos de líquen escleroatrófico crônico.
III. O carcinoma endometrial é o câncer ginecológico mais prevalente, geralmente diagnosticado precocemente devido à presença de sangramento uterino anormal, e seu principal fator de risco é o hiperestrogenismo crônico.
IV.Os tumores ovarianos malignos são frequentemente assintomáticos nas fases iniciais, levando a diagnóstico tardio; cistos funcionais simples e endometriomas são exemplos de lesões benignas do ovário.
V. O carcinoma de células escamosas vaginal é a forma mais comum de câncer de vagina e está fortemente associado ao tabagismo, não havendo relação com HPV.
Estão CORRETAS:
Sobre rastreamento e tratamento, assinale a alternativa correta:
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA sobre as estratégias preventivas para o parto prematuro espontâneo em gestantes de alto risco:
Sobre esse tema, analise as alternativas e assinale a CORRETA: