Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento - PB 2024 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
I. A combinação de várias causas para uma doença.
II. Que uma mesma causa pode participar da gênese de diferentes doenças.
III. Que uma mesma doença possa ter várias causas.
IV. Que uma mesma doença também possa ter apenas uma causa.
Estão CORRETOS:
Sobre a teoria da personalidade, analise as alternativas e assinale a INCORRETA
I. Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas.
II. Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde.
III. Combate a estigmas e preconceitos
IV. Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar.
V. Atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas.
Estão CORRETOS:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. A reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para pessoas idosas com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
II. Desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para as pessoas idosas que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
III. A reserva de 4 (quatro) vagas gratuitas por veículo para pessoas idosas com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
IV. Desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para as pessoas idosas que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 3 (três) salários mínimos.
Estão CORRETOS:
O conceito refere-se à:
I. A Reforma Psiquiátrica no Brasil teve como primeira fonte inspiradora as ideias e práticas do psiquiatra Franco Basaglia, que revolucionou, a partir da década de 1960, as abordagens e terapias no tratamento de pessoas com transtornos mentais nas cidades italianas de Trieste e Gorizia.
II. Em 1979, foi criado o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) e em 1987, o movimento antimanicomial, dando continuidade à luta pela nova psiquiatria. O projeto de reforma psiquiátrica foi apresentado em 1989 pelo então deputado Paulo Delgado (MG). Após 12 anos, o texto foi aprovado e sancionado como Lei nº 10.216/2001, ficando conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei Antimanicomial e Lei Paulo Delgado.
III. A Reforma teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora. A lei que promoveu a reforma, tem como diretriz principal a internação do paciente somente se o tratamento fora do hospital se mostrar ineficaz.
IV. Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determinou, em 2002, a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) em todo o país. Os CAPs são espaços para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais, em tratamento não-hospitalar. Sua função é prestar assistência psicológica e médica, visando a reintegração dos doentes à sociedade.
Estão CORRETAS:
Sobre a Psicologia comunitária, analise os itens a seguir:
I. A perspectiva da psicologia comunitária enfatiza que, em termos teóricos, o conhecimento se produza na interação entre o profissional e os sujeitos da investigação, e em termos de metodologia, utiliza-se sobretudo a pesquisa-participante, a pesquisa-ação e a análise institucional.
II. O papel do psicólogo comunitário é assumir a condição de facilitador da leitura crítica da sociedade em suas múltiplas determinações.
III. A saúde comunitária é um campo de trabalho que surge da compreensão de que a vida é marcada pelas contribuições, cosmovisões e práticas populares de cuidado das cosmovisões ancestrais e dos povos tradicionais, com leituras de populações minoritárias ou em situação de vulnerabilidade, isto é, da vida e dos modos de subjetivação das classes populares.
IV. A psicologia comunitária tem como proposta as metodologias participativas de leitura da realidade, como a observação e a pesquisa participantes, que permitiram a construção do processo de facilitação social, ao mesmo tempo se desenvolve o mapeamento psicossocial e se problematiza a realidade.
Assinale a assertiva CORRETA:
I. Garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.
II. Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente.
III. Horário especial para o exercício das atividades.
IV. Frequência de 50% nas atividades do ensino regular e os outros 50% na formação técnico-profissional.
V. Horário estabelecido para a formação profissional.
Estão CORRETAS:
Sobre os princípios da Psicologia Experimental, analise os itens a seguir:
I. O determinismo diz respeito à suposição de que qualquer estado de um objeto ou evento é determinado por eventos anteriores. Isso significa que os fenômenos comportamentais ou mentais são expressos em termos de causa e efeito.
II. Através do empirismo, os seres humanos só são capazes de avaliar o que pode ser observado, pois são as experiências atreladas aos sentidos que dão origem ao conhecimento. Dessa forma, só se pode estudar aquilo que é observável e o empirismo requer que as hipóteses e teorias se diferenciem das observações do mundo natural.
III. A Parcimônia o foco é na simplicidade, o que significa que quando houver duas teorias diferentes, os pesquisadores devem priorizar a mais simples.
IV. Probabilidade, este princípio afirma que as hipóteses e teorias devem ser comprovadas com o passar do tempo, caso contrário, não será considerada válida. A probabilidade diz respeito aquilo que é verdadeiro e falso em uma teoria, sendo utilizadas observações para confirmar se a hipótese está ou não correta.
Assinale a alternativa CORRETA: