Questões de Concurso Público Prefeitura de Cajazeiras - PB 2024 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 5 questões

Q2356524 Fisioterapia
A população infantil é um dos grupos etários mais vulneráveis e como uma grande parte das doenças pediátricas requer a atuação da fisioterapia, cabe a fisioterapia pediátrica fomentar o desenvolvimento de diversas habilidades nas crianças. O fisioterapeuta pediátrico estará sempre em busca de proporcionar a independência da criança, para que esta esteja em melhoria constante a cada fase do tratamento. E assim a criança desenvolva habilidades motoras e cognitivas da forma correta e no tempo esperado. Esse “tempo esperado” segue margens de normalidades esperadas a cada fase, ou seja, pode variar de criança para criança. De toda forma, existe um tempo máximo para cada situação ocorrer.

I. A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida.
II. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses.
III. O sentar sozinho aos seis meses.
IV. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha.
V. Aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.
VI. Em 10 meses, a criança começa a andar livremente.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2356525 Fisioterapia
As pessoas com paralisia cerebral podem ser classificadas, de acordo com a característica clínica mais dominante, em espástico, discinético e atáxico.
Sobre a paralisia cerebral discinética, analise os itens a seguir:

I. Caracteriza-se por movimentos atípicos mais evidentes quando o paciente inicia um movimento voluntário produzindo movimentos e posturas atípicos.
II. Engloba a distonia (tônus muscular muito variável desencadeado pelo movimento) e a coreoatetose (tônus instável, com a presença de movimentos involuntários e movimentação associada).
III. Caracteriza-se por um distúrbio da coordenação dos movimentos em razão da dissinergia, apresentando, usualmente, uma marcha com aumento da base de sustentação e tremor intencional e é ocasionada por uma disfunção no cerebelo.
IV. É ocasionada por uma lesão do sistema extrapiramidal, principalmente nos núcleos da base (corpo estriado – striatum e globo pálido, substância negra e núcleo subtalâmico).


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2356526 Fisioterapia
O Pé Torto Congênito - A predominância deste tipo de deformidade é mais comum em crianças do sexo masculino na proporção de 2:1. Na população em geral, a incidência é de 6 1:1000 Nascidos Vivos. Em 60% dos casos ele ocorre em um só pé. O diagnóstico do pé torto congênito é fácil para os profissionais capacitados. Pois os aspectos externos dos pés detêm uma característica específica. E as principais alterações básicas do PTC são as seguintes:

I. Equinismo de Retropé. II. Varismo Acentuado do Calcâneo. III. Varismo e Supinação do Antepé. IV. Cavo Plantar Acentuado.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2356527 Fisioterapia
A terapia de higiene brônquica envolve o uso de técnicas não invasivas de depuração das vias aéreas destinadas a auxiliar na mobilização e remoção de secreções e melhorar o intercâmbio gasoso.

“Utiliza a lei da gravidade de forma a favorecer a movimentação das secreções dos segmentos pulmonares distais a vias aéreas centrais, de onde podem ser removidas através da tosse ou aspiração. O paciente é posicionado de modo a que o brônquio segmentar a ser drenado fique em posição vertical em relação à gravidade e mantido por 3 a 15 minutos, tempo variável segundo a condição e tolerância do paciente”.

A técnica de desobstrução brônquica e expansão pulmonar em destaque é: 
Alternativas
Q2356528 Fisioterapia
A hanseníase é uma doença crônica, que pode ser transmitida de uma pessoa para outra e que apresenta como agente etiológico uma bactéria, o Mycobacterium leprae, conhecida como bacilo de Hansen.
De acordo com a classificação de Madri, a hanseníase pode ser classificada em: 

I. Hanseníase indeterminada (paucibacilar). II. Tuberculoide (paucibacilar). III. Dimorfa (multibacilar). IV. Virchowiana (multibacilar).

Estão CORRETOS:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: B
5: A