Questões de Concurso Público Prefeitura de Passagem - PB 2020 para Médico do PSF

Foram encontradas 7 questões

Q1707019 Medicina

De acordo com a Resolução nº CFM 1.931/09 que institui o Código de Ética Médica, no seu art. 27, é vedado ao Médico:


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1707020 Medicina

De acordo com a Resolução nº CFM 1.931/09, que institui o Código de Ética Médica no seu Capítulo VI, que trata de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, é vedado ao Médico:


I. Participar do processo de diagnóstico da morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida do possível doador, quando pertencente à equipe de transplante.

II. Deixar de esclarecer o doador, o receptor ou seus representantes legais sobre os riscos decorrentes de exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos casos de transplantes de órgãos.

III. Retirar órgão de doador vivo quando este for juridicamente incapaz, mesmo se houver autorização de seu representante legal, exceto nos casos permitidos e regulamentados em lei.

IV. Participar direta ou indiretamente da comercialização de órgãos ou de tecidos humanos.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q1707023 Medicina

Hepatite é a degeneração do fígado causada por fatores como infecções virais (do tipo A, B e C), consumo excessivo de álcool e uso contínuo de medicamentos com substâncias tóxicas para o corpo.

Sobre a Hepatite, analise os itens a seguir:


I. A hepatite pode ser crônica quando faz o fígado ficar inflamado por pelo menos seis meses. As causas mais comuns são o uso contínuo de medicamentos, além dos vírus A e B. Nestes casos, o paciente pode ser instruído a usar antivirais receitados por um especialista.

II. Hepatite A o vírus da hepatite tipo A (HAV) é transmissível, principalmente através de água e alimentos contaminados. Também é possível contrair a doença praticando sexo sem preservativo.

III. Muitas vezes a hepatite B não apresenta sintomas e só é descoberta anos após a infecção, quando pode ter evoluído para cura espontânea ou para um quadro crônico, possivelmente com cirrose ou câncer de fígado.

IV. Os exames para diagnóstico de hepatite se baseiam no hepatograma para definir o grau de inflamação e em marcadores da função hepática como a albumina, as bilirrubinas e o tempo de atividade da protrombina

V. No caso da hepatite A não existe tratamento específico. Para hepatite B crônica podem ser prescritos medicamentos antivirais. Já no caso da hepatite C são usados medicamentos antivirais tanto na fase aguda quanto na crônica.

VI. Os medicamentos mais usados para o tratamento de hepatite são Epocler e a Prednisona.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q1707024 Medicina

Caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão genital de curta duração (de três a cinco dias), que se apresenta como uma ferida ou como uma elevação da pele. Após a cura da lesão primária surge um inchaço doloroso dos gânglios de uma das virilhas. Se esse inchaço não for tratado adequadamente, evolui para o rompimento espontâneo e formação de feridas que drenam pus.

A descrição do texto acima refere-se a um tipo de doença sexualmente transmissível, denominada de:


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1707025 Medicina

A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares. Estas doenças são a obesidade – principalmente àquela caracterizada com aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia. A síndrome metabólica tem como base a resistência à insulina. São sinais no corpo que podem ajudar a identificar o desenvolvimento da resistência insulínica, são eles:


I. Acrocórdons.

II. Acantose nigricans.

III. Acalose.

IV. Córdons.

V. Nigricalose córdons.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: B
5: A