Questões de Concurso Público Prefeitura de Itá - SC 2023 para Psicólogo (CRAS)

Foram encontradas 5 questões

Q2206298 Psicologia
Santos et al (2010) no artigo ‘’Prevalência dos transtornos mentais na população adulta brasileira: uma revisão sistemática de 1997 a 2009’’ aponta para a necessidade de se conhecer a prevalência dos transtornos mentais, a carga de morbidade, a redução da qualidade de vida que estes geram na população e a lacuna no tratamento, dada pela diferença entre as taxas de prevalência verdadeiras e as taxas de pessoas tratadas nos serviços de saúde, colocando os transtornos psiquiátricos como assunto prioritário para a saúde pública e a necessidade da ampliação dos programas, atualização e formulação de novas políticas de saúde mental. Segundo os autores, considerando o período do estudo e as características da população brasileira é correto afirmar que:
Alternativas
Q2206300 Psicologia
O processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil que teve início nos anos 70, em favor da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde, defesa da saúde coletiva, equidade na oferta dos serviços, e protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e produção de tecnologias de cuidado, foi inspirado na experiência de desinstitucionalização em psiquiatria de qual país?
Alternativas
Q2206302 Psicologia
Desde a II até a IV CNSM, observa-se que o glossário relativo ao risco como probabilidade, ao cuidado e ao território apresentou-se com relevância progressiva, evidenciando a centralidade desses conceitos para a consolidação do novo modelo de atenção à saúde mental no Brasil. À medida que o modelo asilar entrou em declínio, no processo de constituição de uma rede de cuidados em saúde mental territorializada e comunitária, emergiram as discursividades sobre os riscos, que constituem elementos centrais do dispositivo de segurança. Nesse sentido, destaca-se conceitos centrais que permitiram ressituar o campo da saúde mental, em suas dimensões, são eles:
Alternativas
Q2206303 Psicologia
Danilevicz (2020) afirma que o uso popular de plantas com fins terapêuticos pela população mundial é de 70% a 90% e, no Brasil, 82% da população utiliza conhecimentos indígenas, quilombolas e científicos para administrar fitoterápicos no cotidiano. Esse conhecimento transgeracional incentiva o desenvolvimento comunitário, a solidariedade e a participação social na saúde. O uso de fitoterápicos contribui para revitalizar o conhecimento tradicional das comunidades sobre as plantas medicinais, intensificando vínculos de corresponsabilização e valorizando saberes ancestrais e territoriais. Nesse sentido é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2206304 Psicologia
O uso de fármacos como parte do tratamento em Saúde Mental na Atenção Básica é um recurso a mais do qual o profissional pode lançar mão. Porém é necessário um trabalho educativo com os pacientes e familiares para a conscientização do uso adequado, evitar passar a ideia que o medicamento é uma solução rápida e definitiva para aquele quadro e lembrar os efeitos adversos que cada droga pode desencadear e como eles podem ser desejáveis para alguns e indesejáveis para outros. Sendo assim, as principais classes de medicamentos utilizados em Saúde Mental são: 
I - Neurolépticos (ou antipsicóticos),
II - Benzodiazepínicos,
III - Antidepressivos
IV - Estabilizadores de humor.
Estão corretos:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: C