Questões de Concurso Público Prefeitura de Zabelê - PB 2026 para Professor de Língua Portuguesa
Foram encontradas 8 questões
“Saber gramática” não depende, pois, em princípio, da escolarização, ou de quaisquer processos de aprendizado sistemático, mas da ativação e amadurecimento progressivo na própria atividade linguística, de hipóteses sobre o que seja a linguagem e de seus princípios e regras” (Franchi, 2006, p. 25).
Fonte: FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
A concepção de gramática apresentada na citação corresponde à:
Leia os fragmentos A e B e assinale a alternativa CORRETA a respeito do fenômeno da variação linguística retratado nos fragmentos.
A- “Apalavra VEXAME pode significar “vergonha” ou “pressa”, dependendo da origem regional do falante” (Bagno, 2007, p. 40).
B - “As palavras MIJO, XIXI e URINAse referem todas à mesma coisa” (Bagno, 2007, p. 40).
Fonte: BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.
Analise as seguintes proposições acerca do trabalho com a variação linguística no contexto de ensino:
I- É necessário reconhecer que a escola é o lugar de interseção entre o saber científico e o senso comum.
II- É preciso considerar as contribuições da sociolinguística, sem desconsiderar as noções de “certo” e “errado”.
III- É necessário insistir no ensino de gramática normativa como a forma mais adequada para o tratamento linguístico em sala de aula.
IV- A abordagem sociolinguística em sala de aula deve favorecer a compreensão da diversidade linguística e o combate ao preconceito linguístico.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Analise as asserções que seguem acerca dos elementos de textualidade.
I- Enquanto a coesão é considerada um critério cotextual, a situacionalidade é considerada um critério contextual.
II- Acoesão é critério determinante para que um aglomerado de palavras seja considerado um texto.
III- A coesão não é critério necessário e nem suficiente para a textualidade, ou seja, a sua presença não garante a textualidade e a sua ausência não a impede.
IV- Os critérios de textualidade incluem a aceitabilidade, a metatextualidade e a intertextualidade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Analise as assertivas que seguem acerca da relação entre fala e escrita.
I- Os atuais estudos apontam que a fala e escrita constituem modalidades totalmente opostas, sem características comuns nem possibilidade de aproximação em contextos reais de uso.
II- Afala é sempre espontânea e pouco planejada, enquanto a escrita se caracteriza necessariamente por alto grau de monitoramento.
III- A principal diferença entre fala e escrita reside no fato de que apenas a escrita admite organização textual e apresenta recursos de coesão.
IV- Os níveis de monitoramento variam conforme a situação comunicativa, podendo haver fala altamente planejada e escrita mais espontânea, a depender do gênero textual e do contexto de produção.
É CORRETO o que se afirma apenas em: