Questões de Concurso Público Prefeitura de Pilõezinhos - PB 2026 para Professor de Arte
Foram encontradas 3 questões
Observe as duas obras a seguir.

Caipira Picando Fumo, 1893. José Ferraz de
Almeida Júnior. Óleo sobre tela.202,00 cm x
141,00 cm. Acervo da Pinacoteca do Estado de
São Paulo/Brasil

Chico Tirando Palha de Milho, 2000.
Personagem da Turma da Mônica, de Maurício
de Sousa
Fontes: Imagem 1 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Caipira_picando_fumo e Imagem 2 - https://www.blogdoneofito.com/2017/03/o-caipires-do-chico-bento-divagacoes.html Acesso em 17 nov. 2025.
A partir das imagens e de seus conhecimentos em Arte, marque a alternativa CORRETA.
Observe as duas imagens a seguir e avalie os itens que se seguem.

Fonte: Integra a obra impressa do artista: França, Chico. Livro Isto . São Paulo:
Terceiro Nome, 2014.

Fonte: Tirinha do Clovis. Integra a obra impressa do artista Clovis Paulo
Stocker, Clovis, Literare Books International. 1ª Edição, 2020.
I- As obras, de Chico França e Paulo Stocker, apresentadas acima, demonstram a ideia da metalinguagem, pois as personagens participam da ação dialogando com o seu próprio mundo, dando a possibilidade interpretativa de que as obras falam de si mesmas.
II- A ideia de metalinguagem não existe nas duas obras apresentadas acima, pois, na primeira, o texto parece não querer pertencer ao livro; e, na segunda, a personagem Clovis, o antagonista, também pretende fugir da tirinha.
III- Cartum é um tipo de desenho humorístico ou satírico que critica ou reflete sobre temas universais do cotidiano; geralmente é uma imagem simples e com caricaturas, podendo trazer legendas ou texto verbal para contextualizar ou complementar o sentido.
IV- As sarjetas contidas na Tirinha do Clovis contribuem para se perceber a ideia de tempo, porém não se pode considerar Clovis como protagonista da história, uma vez que essa personagem só serve de amparo para a ideia metalinguística (que é a principal intenção do autor), formada a partir do discurso direto.
É CORRETO o que se afirma apenas em
Observe as duas imagens abaixo e responda ao que se pede.

Fonte: Foto de Tuca Vieira, 2004. Disponível em:
https://gestaoacervo.pinacoteca.org.br/apimultimedia/api/ViewImage?iInweb=
1&iTipoimagem=3&iIDFicheiro=30004. Acesso em 24 nov. 2025.

Fonte: Foto de Deslange Paiva, 2025. Disponível em:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/11/06/de-baixo-para-cima-o-outro-angulo-da-foto-historica-da-desigualdade-social-de-paraisopolismorumbi.ghtml. Acesso em 24 nov. 2025.
A partir das imagens acima e de seus conhecimentos em Arte, marque a alternativa CORRETA.