Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabaiana - PB 2026 para Cirurgião Dentista
Foram encontradas 15 questões
Segundo dados de 2026 do Instituto Nacional de Câncer (INCA) “Estima-se, para o triênio de 2026 a 2028, a ocorrência de cerca de 781 mil novos casos de câncer por ano no Brasil, sendo destes 17.190 novos casos/ano de câncer bucal, colocando-o como o 7º tipo de câncer mais comum. Na Paraíba, estimam-se 260 novos casos/ano de câncer bucal”.
Baseado nesses dados, marque a alternativa CORRETA.
No diagnóstico de gengivite e periodontite, pela classificação 2017 da Academia Americana de Periodontia (AAP) e da Federação Europeia de Periodontia (EFP), o exame clínico inclui índices específicos. Baseado nisso, assinale a alternativa CORRETA sobre sondagem periodontal.
O Projeto Saúde Bucal (SB - Brasil 2023), componente de vigilância da Política Nacional de Saúde Bucal, tem como objetivo principal traçar o perfil epidemiológico em saúde bucal da população brasileira, a fim de proporcionar ao Ministério da Saúde e às instituições do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e atenção à saúde bucal.
Baseando-se nos resultados do SB-Brasil 2023, analise as afirmativas abaixo:
I- Aproximadamente 53% das crianças de 5 anos de idade apresentaram todos os dentes livres de cárie.
II- Aproximadamente 50% das crianças de 5 anos de idade necessitavam de tratamento de urgência devido à dor ou infecção de origem de origem bucal.
III- Aproximadamente 70% dos adultos (35-44 anos de idade) necessitavam do uso de prótese dentária, sendo os maiores índices observados na região Norte e Nordeste.
IV- Aproximadamente 1/3 das pessoas idosas possuía um ou mais dentes com cárie não tratada.
V- Aproximadamente 90% das pessoas idosas necessitavam do uso de prótese dentária.
É CORRETO o que se afirma em:
Segundo o Conselho Federal de Odontologia, “A conscientização sobre a importância do calendário regular de vacinação deve ser adotada por todos os profissionais de Odontologia, na condição de agente de promoção de saúde”.
Diante de tal prerrogativa, marque a alternativa que contém as vacinas que são recomendadas para os profissionais da Odontologia:
Na Odontologia é fundamental que a utilização da internetseja regulamentada, para que os limites da ética profissional e a privacidade do paciente sejam respeitados. Por esse motivo, o Conselho Federal de Odontologia publicou a Resolução CFO 196/2019, que autoriza os cirurgiões-dentistas a:
I- publicarem em suas redes sociais autorretratos e selfies do “antes e depois” dos procedimentos realizados, com consentimento prévio do paciente.
II- publicar imagens da execução técnica dos procedimentos, para fins científicos ou acadêmicos.
III- postarem em suas redes sociais, fotos de “antes, durante e depois” dos procedimentos realizados, com o intuito de divulgar as técnicas mais modernas utilizadas em seu consultório.
IV- publicarem em suas redes sociais, promessas de resultados a partir das técnicas que são utilizadas em sua clínica.
V- divulgarem em suas redes sociais imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos, transparecendo confiança e a qualidade de atendimento ao paciente.
É CORRETO o que se afirma apenas em: