Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarabira - PB 2026 para Auxiliar de Consultório Dentário
Foram encontradas 40 questões
Acerca do significado e do processo de formação de palavras dos termos “extrovertido” e “introvertido”, extraído do fragmento “Até hoje, algumas expressões famosas do nosso vocabulário, como “extrovertido” e “introvertido” (9º parágrafo), é CORRETO afirmar que:
I- são termos antônimos na língua portuguesa, ou seja, possuem significados opostos.
II- são dois termos usados para designar o mesmo fenômeno, ou seja, possuem o mesmo significado.
III- o termo “introvertido” significa tendência de dirigir para dentro a sua atenção e as suas emoções.
IV- o termo “extrovertido” significa tendência de dirigir para fora a sua atenção e as suas emoções.
V- ambos são formados a partir do processo de derivação sufixal, ou seja, acréscimo de um sufixo.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Analise as afirmações que seguem, com base no fragmento: “Diante do comportamento das gerações atuais, temas como ansiedade, depressão, e até mesmo o isolamento, têm sido muito debatidos entre diversos especialistas” (1º parágrafo).
I- O excerto “temas como ansiedade, depressão, e até mesmo o isolamento” exerce função sintática de sujeito.
II- O excerto “Diante do comportamento das gerações atuais” exerce função sintática de predicativo do sujeito.
III- A forma verbal “têm” foi acentuada para indicar o singular do verbo ter na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
IV- Do ponto de vista morfológico, os termos “especialistas” e “até” são classificados, respectivamente, como substantivo e preposição.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Observe os termos extraídos do Texto I: “analítica”, “fenômenos”, “ciência”, “saudável” e “psicológicos” e analise as afirmações que seguem.
I- Todos são acentuados em decorrência da regra que aponta que todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas.
II- “analítica” é acentuado em razão de ser uma palavra proparoxítona.
III- “saudável” é acentuado por ser uma palavra paroxítona terminada em l.
IV- “ciência” é acentuado por ser uma palavra oxítona terminada em a.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia o Texto II e responda à questão.
Texto II

Fonte: @devaneiosaq. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DUUN99hjt3-/. Acesso em: 25 abr. 2026.
Observe o fragmento “O que eu posso fazer para te ajudar?” e analise as afirmativas abaixo.
I- Em “te ajudar” o pronome foi empregado em posição proclítica, ou seja, anteposto ao verbo.
II- Em “te ajudar” há um pronome oblíquo de segunda pessoa.
III- Considerando-se uma nova redação para o fragmento destacado no enunciado, na construção “O que eu posso fazer para ajudá-lo?” o pronome oblíquo está em condição mesoclítica.
IV- A substituição de “te ajudar” por “ajudá-lo” implica mudança de pessoa pronominal.
É CORRETO o que se afirma em:
Leia o Texto II e responda à questão.
Texto II

Fonte: @devaneiosaq. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DUUN99hjt3-/. Acesso em: 25 abr. 2026.
Na Secretaria de Planejamento e Obras do Estado, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) está encarregada de adquirir novas estações de trabalho para um setor especializado em edição de imagens, modelagem tridimensional (3D) e renderização de projetos de engenharia e arquitetura. Essas atividades exigem elevado desempenho computacional, com elevado volume de cálculos que podem ser realizados simultaneamente.
Considerando as características dos componentes de hardware, qual deles apresenta arquitetura apropriada para o tipo de processamento descrito?
Editores de texto como o Microsoft Word e o LibreOffice Writer oferecem recursos avançados para elaboração, estruturação e compartilhamento de documentos. Apesar de apresentarem funcionalidades semelhantes, os aplicativos possuem diferenças relacionadas aos formatos de arquivo, estilos e compatibilidade.
Considerando as características e os recursos do Microsoft Word e do LibreOffice Writer, analise as afirmativas a seguir.
I- Tanto o Microsoft Word quanto o LibreOffice Writer permitem a criação de sumários automáticos com base nos níveis hierárquicos dos títulos definidos no documento.
II- O formato .docx é o formato padrão de documento do Microsoft Word, enquanto o .odt, baseado no padrão OpenDocument Format (ODF), é o formato padrão de documento do LibreOffice Writer. Apesar disso, ambos os aplicativos podem trabalhar com diferentes formatos de documentos.
III- Por utilizarem formatos nativos diferentes, documentos produzidos em um dos aplicativos precisam ser convertidos para o formato nativo do outro antes de serem abertos.
IV- A exportação para PDF no LibreOffice Writer depende obrigatoriamente da instalação de uma impressora virtual de PDF, ao contrário do Microsoft Word, que possui recurso nativo para essa operação.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Em um hospital público, a equipe responsável pela infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) precisa organizar o acesso aos documentos armazenados em um servidor com Windows. Diferentes setores, como administração, enfermagem e recursos humanos, utilizam pastas compartilhadas para armazenar documentos relacionados às suas atividades. Para garantir que cada profissional tenha apenas os níveis de acesso necessários às suas funções, foi definido que determinados usuários poderão apenas visualizar os arquivos, enquanto outros estarão autorizados a criar, alterar e excluir documentos.
Para implementar esse controle de acesso, especificando permissões distintas para diferentes usuários e grupos sobre arquivos e diretórios, qual recurso nativo do Windows deve ser utilizado?
Em um órgão público, um servidor precisa organizar uma reunião com sua equipe utilizando ferramentas de correio eletrônico e videoconferência. Para isso, pretende enviar convites, anexar documentos, compartilhar informações de acesso e utilizar recursos de gerenciamento de participantes.
Analise as afirmativas a seguir:
I- No Microsoft Outlook, é possível criar uma reunião diretamente pelo calendário, definir data e horário, adicionar participantes e enviar convites aos destinatários.
II- Ao anexar um arquivo a uma mensagem de correio eletrônico, o destinatário é obrigado a abrir o arquivo diretamente no aplicativo associado ao seu dispositivo, não sendo possível salvá-lo para acesso posterior.
III- O campo Cópia Oculta (CCO) permite enviar uma mensagem a múltiplos destinatários sem que os endereços inseridos nesse campo sejam visualizados pelos demais destinatários. Entretanto, os destinatários em CCO não são automaticamente incluídos nos campos de destinatários quando outro participante utiliza a opção Responder a Todos.
IV- O envio de um link de uma reunião por meio de uma mensagem de correio eletrônico permite que qualquer pessoa que receba esse link ingresse na reunião, sem necessidade de outras formas de autenticação ou autorização.
É CORRETO o que se afirma apenas em: