Questões de Concurso Público Prefeitura de Nazarezinho - PB 2025 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 15 questões

Q3219925 Fisioterapia
Diversos tipos de agentes eletrofísicos são utilizados a fim de prevenir as ulcerações e favorecer o processo de cicatrização das feridas. Dentre eles, destaca-se a estimulação elétrica. Sobre esta temática, avalie as assertivas a seguir.
I- A técnica de aplicação da estimulação elétrica para o tratamento de feridas pode ser mono ou bipolar, conforme o posicionamento dos eletrodos.
II- Como as correntes unidirecionais (polarizadas) apresentam polos fixos e a polaridade apresenta efeito distinto na estimulação do processo cicatricial, a maioria dos estudos tem utilizado a técnica monopolar. Nesta técnica, o eletrodo ativo é posicionado sobre a ferida e outro eletrodo, preferencialmente maior, considerado dispersivo, é posicionado adjacente ao eletrodo ativo, porém, na pele íntegra.
III- Se a ferida estiver relacionada com a osteomielite, a utilização da estimulação elétrica está contraindicada.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219926 Fisioterapia
Os movimentos realizados no meio líquido têm merecido a atenção de muitos estudiosos, dados os seus efeitos benéficos. Há materiais específicos disponíveis para a hidroterapia que podem ser categorizados conforme a força que tendem a explorar, ou mesmo sua relação com a água. A seguir, serão apresentados alguns materiais disponíveis.
I- Os materiais que exploram empuxo são materiais com baixa densidade, podem ser de material plástico e inflável (ou não), de etaflon, isopor ou etano-vinil-acetato.
II- Os materiais que exploram a turbulência/arrasto são materiais com pouco poder de flutuação, mas que apresentam uma área frontal que oferece resistência aos movimentos.
III- Os implementos híbridos são resistores que apresentam apenas o poder de resistência da flutuação e da turbulência ou arrasto.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219927 Fisioterapia
Muitos mecanismos de fadiga muscular em pessoas saudáveis são associados ao próprio músculo. Qual é a alternativa CORRETA que apresenta o possível mecanismo muscular que contribui para a fadiga muscular? 
Alternativas
Q3219928 Fisioterapia
Woods, golfista renomado mundialmente, treina aproximadamente, entre 4 e 6 horas diárias. Começou a apresentar dor e redução da força no membro superior direito. O quadro clínico mais provável é:
Alternativas
Q3219929 Fisioterapia
O ultrassom é definido como vibrações acústicas inaudíveis de alta frequência que podem produzir efeitos fisiológicos térmicos e não térmicos. O seu uso como agente terapêutico pode ser efetivo se o fisioterapeuta tiver uma compreensão adequada de seus efeitos sobre os tecidos biológicos e dos mecanismos físicos pelos quais esses efeitos são produzidos. A partir desta afirmação, avalie as assertivas a seguir.
I- A profundidade de penetração do tecido é determinada pela intensidade do ultrassom, e não pela frequência.
II- A energia de ultrassom gerada a 1 MHz é transmitida através de tecidos mais superficiais e absorvida primariamente nos tecidos mais profundos, de 2 a 5 cm.
III- A frequência de 3 MHz não é absorvida apenas superficialmente, mas também é absorvida três vezes mais rapidamente do que a frequência do ultrassom de 1 MHz.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219930 Fisioterapia
O exercício é uma valiosa forma de terapia de suporte para a paciente com diabetes melito gestacional (DMG). A prescrição de exercícios a grupos especiais deve ser necessariamente individualizada. Na prescrição de exercícios físicos a portadoras de DMG, é importante o fisioterapeuta considerar tanto os parâmetros que garantam o máximo de segurança na execução do programa quanto os aspectos relacionados à otimização dos efeitos benéficos. Avalie as assertivas a seguir que abordam as orientações para a prática segura do exercício.
I- É importante que a gestante se exercite com uma frequência de 1 a 2 vezes/semana, intensidade leve (regulada pela frequência cardíaca e escala para percepção do esforço) e duração de 10 a 15 min. (exercício aeróbico).
II- A gestante deve exercitar-se em uma faixa entre 35 e 45% da frequência cardíaca máxima para garantir uma intensidade adequada na redução dos níveis de glicose sanguínea, sem causar fadiga excessiva.
III- Os sinais de alerta para a interrupção dos exercícios são: sangramento vaginal; dispneia antes do esforço; dor no peito; fadiga muscular; contrações uterinas rítmicas (mais de 3 contrações em 10 min.); trabalho de parto pré-termo; diminuição dos movimentos fetais; perda de líquido amniótico e sintomas de hipoglicemia.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219931 Fisioterapia
Ao exame neurológico da dor lombar, devem-se avaliar motricidade, sensibilidade (tátil, dolorosa, térmica e vibratória) e reflexos tendíneos profundos no tendão patelar (L4) e de Aquiles (S1). A dor neuropática é espontânea e pode ter algumas características clínicas específicas, como:
I- Hiperalgesia: reação exagerada aos estímulos álgicos intensos ou repetitivos aplicados em regiões hipoestésicas.
II- Hiperpatia: dor exagerada (desproporcional) a um estímulo habitualmente doloroso.
III- Alodínea: dor devido a um estímulo que normalmente não provoca dor.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219932 Fisioterapia
O teste ortopédico CORRETO para verificar se há ruptura (entorse grau 3) do tendão do calcâneo é:
Alternativas
Q3219933 Fisioterapia
A Escala de Estadiamento de Hoehr e Yahr modificada (HY) é uma escala muito utilizada. Fornece uma estimativa geral da função clínica da doença, combinando déficits funcionais e sinais objetivos (comprometimento). Qual a doença para a qual esta escala é utilizada?
Alternativas
Q3219934 Fisioterapia
Na fase aguda ou de maior debilidade de uma doença, às vezes não é possível transferir o paciente para a cadeira ereta com a frequência que seria necessária durante o dia. Assim, muitas vezes, incentiva-se sentar o paciente no leito. A transferência do decúbito dorsal para a posição sentada poderá ser realizada da seguinte forma:
I- Fletir o membro inferior ispilateral ao lado que irá levantar.
II- Se for necessário auxílio, o paciente será impulsionado através da cintura escapular e pélvica para assumir decúbito lateral.
III- Colocar as pernas para fora do leito, com auxílio, se necessário. Com a ajuda dos membros inferiores, se possível, o corpo será impulsionado para a posição sentada.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219935 Fisioterapia
Durante a internação, o paciente está sujeito ao imobilismo. Uma vez instalado, ocorrem alterações nos sistemas, que podem levar a complicações com maior suscetibilidade em idosos, pessoas com necessidades especiais e em pessoas com doenças crônicas. A posição de sedestação pode ser adotada para os pacientes. É CORRETO afirmar que a sedestação pode desencadear: 
Alternativas
Q3219936 Fisioterapia
Sobre as disfunções temporomandibulares, quando é necessário realizar cirurgia, deve-se iniciar o tratamento fisioterapêutico no pós-operatório o mais precocemente possível, logo que o cirurgião libere o paciente para iniciar sua reabilitação. Partindo desse pressuposto, avalie as assertivas a seguir.
I- Inicia-se o tratamento aliviando o quadro álgico e inflamatório diminuindo a dor, o espasmo muscular e a sensibilidade com uso do TENS do tipo BURST.
II- Mobiliza-se a cicatriz cirúrgica com movimentos circulatórios no sentido horário e anti-horário, e procede-se ao seu alongamento no sentido laterolateral e longitudinal.
III- Inicia-se também a liberação dos músculos mastigatórios, da cervical e da cintura escapular.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219937 Fisioterapia
As manobras meniscais têm como finalidade provocar o deslocamento ou a compressão do fragmento meniscal roto na superfície articular femorotibial, provocando dor ou estalido. Há uma manobra que é realizada em apoio monopodálico com carga sobre o joelho lesionado a 5° e 20° de flexão. O examinador segura os braços do paciente, e, em seguida, este faz rotação interna e externa sobre os joelhos três vezes. O teste é positivo se houver dor, estalido ou sensação de falseio do joelho. Esta descrição refere-se a qual manobra? 
Alternativas
Q3219938 Fisioterapia
A Resolução nº 570, de 29 de agosto de 2023, dispõe sobre o repasse de recursos financeiros a Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e dá outras providências. Analise as seguintes afirmativas sobre o que resolve este documento.
I- A presente Resolução regula o repasse de recursos financeiros aos Conselhos Regionais a título de doação a fundo perdido, na forma e condições previstas nesta Resolução.
II- As solicitações de patrocínio e repasse para Apoio Financeiro ou custeio deverão ser feitas por meio de expediente contendo justificativa, instruído com projeto, se for o caso, e toda a documentação pertinente.
III- No caso de solicitação de patrocínio, o CREFITO interessado deverá comprovar a relevância e o caráter científico do evento, realizando o requerimento com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3219939 Fisioterapia
Os fisioterapeutas podem ter um papel ativo nos níveis de prevenção, que inclui, dentre várias estratégias, a educação. Observando os níveis de prevenção, avalie as assertivas a seguir.
I- Prevenção Primária: Proporcionar educação e apoio para ajudar os pacientes/clientes a fazer escolhas que promovam ou melhorem a saúde.
II- Prevenção Secundária: Interromper o(s) processo(s) que leva(m) ao desenvolvimento da(s) doença(s), enfermidade(s) e outras condições patológicas da saúde por meio de educação, redução de fatores de risco e promoção da saúde geral.
III- Prevenção Terciária: Proporcionar maneiras de limitar o grau de incapacidade, melhorando ao mesmo tempo a função em pacientes/clientes com doenças crônicas e/ou irreversíveis.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: D
5: D
6: C
7: B
8: B
9: C
10: A
11: A
12: C
13: A
14: E
15: B