Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Professor B - Nível - 1 (Licenciatura em Artes)

Foram encontradas 2 questões

Q2273372 Educação Artística
Um dos aspectos mais importantes para o Teatro é criação da personagem. É um processo pessoal que pode ser trabalhado por meio do estudo do texto teatral, de jogos e de exercícios cênicos individuais ou coletivos. Existem técnicas para a composição da personagem.A respeito do método para composição da personagem, criado por Constantin Stanislavski (1863-1938), analise as assertivas a seguir.

I- O método de interpretação de Stanislavski envolve aspectos complexos para a preparação do ator e da criação da personagem. Entre as técnicas, está a utilização de circunstâncias prévias, na qual o ator deve explorar o texto teatral para reunir elementos que o ajudarão a compor a sua personagem, imaginando o que ocorreu antes de a personagem entrar em cena, o universo do qual ela faz parte e a relação dela com as outras personagens.
II- O método de Stanislavski propõe que o ator recrie uma emoção para uma cena usando a memória das experiências que viveu. Ou seja, para atuar de maneira natural e convincente, o ator deve buscar viver no palco uma emoção (medo, alegria etc.) semelhante à que sentiu em algum momento de sua vida pessoal.
III- Stanislavski acreditava que a ação levava a uma emoção, ou seja, que é a partir da experiência física que um sentimento é gerado. Dessa forma, seu método inclui diversas práticas físicas que, em sua concepção, ajudam o ator a despertar a emoção do personagem. Entre elas estão técnicas de relaxamento físicas e vocais.

Está(ão) CORRETA(s):
Alternativas
Q2273373 Educação Artística
No livro “Como usar o cinema na sala de aula”, 2003, o autor, Marcos Napolitano, relaciona algumas escolas cinematográficas clássicas, fornecendo características, tecendo comentários a respeito e sugerindo obras paradigmáticas como representantes dessas escolas. Como exemplo do tipo de texto realizado na obra, citamos abaixo as características de uma dessas escolas, o comentário do autor a respeito de outra e as obras representativas selecionadas por ele, como exemplo de uma terceira escola:

Características da escola I: “a montagem não 'explica' o real pela continuidade lógica racional (não compreensão pela decupagem/montagem do filme, como no cinema narrativo clássico); introdução da lógica da ruptura com o real, no nível da cena, da narração e/ou cenário; descontextualização dos elementos da realidade (espaço, contexto, diálogos), que se tornam estranhos e dotados de outras naturezas que não as lógico-racionais”.

Comentário sobre a escola II: “buscar a estranheza do olhar sobre o mundo exterior para captar a essência da alma humana”.

Obras sugeridas para a escola III: “Uma mulher para dois (François Truffaut) Alphaville,  idem (Jean Luc Godard, 1965), Hiroshima mon amour (Alain Resnais, 1959).” Todos esses trechos foram extraídos de: Napolitano, M. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. 249p. p. 75-78.

Marque a alternativa abaixo que apresenta os nomes CORRETOS das escolas I, II e III, respectivamente, sugeridas pelo texto acima.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C