Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 2 questões

Q2273148 Fonoaudiologia
Vários profissionais utilizam a voz como meio de trabalho e algumas pessoas não conseguem mantê-la de uma forma adequada, provocando, por esta razão, Distúrbios de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) que se caracterizam como qualquer distúrbio relacionado à voz durante as atividades laborais. As profissões como: professores, cantores, atores, religiosos, políticos, secretárias, advogados, promotores, juízes, profissionais de saúde, vendedores, ambulantes, agentes comunitários, cerimonialistas, radialistas, jornalistas, teleoperadores (TMKT), entre outros, associado a fatores individuais, ambientais e de organização do trabalho contribuem para elevar a prevalência de queixas vocais, provocando afastamentos por incapacidade em desempenhar as atividades, prejudicando financeiramente e socialmente este trabalhador.

Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) se caracteriza por alterações desenvolvidas por conta da organização das atividades laborais: jornada de trabalho prolongada, sobrecarga, acúmulo de atividades ou de funções, demanda vocal excessiva, ausência de pausas e de locais de descanso durante a jornada, falta de autonomia, ritmo de trabalho acelerado para o cumprimento de metas, trabalho sob forte pressão, insatisfação com o trabalho ou com a remuneração, postura e equipamentos inadequados, dificuldade de acesso à hidratação e aos sanitários, dentre outros.
PORQUE

II- Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) está associado a fatores relacionados ao indivíduo como: idade, sexo feminino, alergias respiratórias, doenças de vias aéreas superiores, influências hormonais, medicações, etilismo, tabagismo, além de outros sinais e sintomas. Assim como a pressão sonora acima dos níveis de conforto, acústica desfavorável, mobiliário e recursos materiais inadequados ou insuficientes, desconforto e choque térmico, má qualidade do ar, ventilação inadequada do ambiente, baixa umidade, exposição a produtos químicos irritativos de vias aéreas superiores (solventes, vapores metálicos, gases asfixiantes) e presença de poeira ou fumaça no local de trabalho, entre outros.
Alternativas
Q2273154 Fonoaudiologia
Durante as terapias com pacientes disfônicos, o fonoaudiólogo trabalha aspectos relacionados à respiração, prosódia, sonoridade, articulação, ressonância, extensão vocal, dentre outros.

Considerando o texto, avalie as questões a seguir:

I- O timbre, a frequência, o modo de vibração das pregas vocais, tamanho e formato do trato vocal, a tensão e o tônus das paredes faríngeas caracterizam a qualidade vocal do ser humano.
II- A intensidade e a extensão vocal representam as características pessoais de cada indivíduo e individualiza a personalidade individual e não o timbre.
III- A análise acústica é utilizada como ferramenta adicional para diagnóstico de alterações na voz, na discriminação entre sinais saudáveis e na observação da presença de patologias ou desvios vocais e vem sendo cada vez mais estudado.
IV- Os principais sintomas que os indivíduos apresentam quando se encontram com alterações da voz são: perda da voz com frequência e persistente, dificuldade de respirar, pigarros, dores e sensação de bolo na garganta, dentre outros.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D